A Federação Brasil da Esperança do Maranhão (PT, PCdoB, PV) junto com PSB, Federação PSDB-Cidadania, PP / MDB / Pode / PSB / Patriota, está em ritmo de reta final de campanha para eleger Lula presidente e seus candidatos e candidatas no estado.

O PCdoB tem 17 candidaturas ao todo, uma segunda suplência ao Senado, cinco candidaturas para representar o estado na Câmara dos Deputados e 11 candidatos estaduais.

A segunda suplência ao Senado é da vereadora (sétimo mandato e presidente da Câmara Municipal de Coroatá-MA Lourdinha 400, tendo o ex-governador Flávio Dino como candidato ao Senado pelo Maranhão.

Para Federal, destaque para a candidatura de Márcio Jerry, eleito para o seu primeiro mandato como deputado federal em 2018 e disputa agora a reeleição.

Márcio Jerry 6513 nasceu em Colinas-MA. É jornalista, presidente do PCdoB-Maranhão e membro da direção nacional do Partido. Ex-secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Governo do Maranhão. Conheça mais sobre o candidato aqui.

Outros candidatos federais do PCdoB são: Flávia Alves 6565, Foca 6524, Pedro Belo 6541 e Wanda Montele 6555.

Flávia Alves 6565 é natural de São Luís-MA. Pedagoga, advogada e empresária. Especialista em direito constitucional, ambiental e urbanístico, mestre em Desenvolvimento Regional e soma mais de 17 anos de experiência entre a advocacia, o serviço público, a atividade empresarial e o magistério.

Pedro Belo 6541 nasceu em Codó, tem superior completo, é servidor público estadual. Essa é a sexta vez que se candidata a cargo legislativo. É presidente municipal do PCdoB de Codó e membro da direção estadual do partido.

Foca 6524 nasceu em São Luís-MA. Seu nome é Daniel Vaz Abreu. É líder comunitário.

Wanda Montele 6555 Professora do ensino público. Foi candidata a prefeita de Cantanhede-Maranhão em 2020.

ESTADUAIS

Das 11 candidaturas do PCdoB à Assembleia Legislativa do Estado, quatro são candidatos à reeleição.

Confira abaixo e para mais informações clique no nome da candidatura:

Othelino Neto 65065 – Deputado estadual no seu terceiro mandato, ele é presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (2018 -2022). É jornalista, economista, auditor e pós-graduado em Marketing Político, Othelino Nova Alves Neto é considerado um dos mais atuantes deputados estaduais do Legislativo maranhense.

Ana do Gás 65000 – Disputa o terceiro mandato como deputado estadual. É natural de São Luís e iniciou sua trajetória política no município de Santo Antônio dos Lopes, onde foi primeira-dama por oito anos, sendo eleita deputada estadual em 2014, em 2018, reelegeu-se para o seu segundo mandato.

Ricardo Rios  65123 – Exerce seu primeiro mandato como deputado estadual e busca agora a reeleição. Seu mandato foi voltado para as demandas mais urgente para o crescimento do estado.

Marcelo Poeta  65222 – É deputado estadual. Graduou-se em Gestão Pública. Exerceu vários cargos no Executivo Municipal e Estadual, entre eles, Chefe de Gabinete da SEMOSP, Superintendente de Segurança da SEMED, Diretor de Área da PGM, Superintendente de Comunicação (SECOM), Chefe de Gabinete da SEMED, Chefe de Gabinete da CCL (Estado), Assessor Especial da Secretaria de Governo Flávio Dino.

Rodrigo Lago 65400 – Advogado, Rodrigo Pires Ferreira Lago é Diretor da Escola Superior de Advocacia do Maranhão. Foi Secretário de Estado da SAF (Secretário de Estado da Agricultura Familiar (licenciado). SECAP (Secretaria de Articulação Política do Maranhão), chefe da Casa Civil e STC (Secretaria de Estado de Transparência e Controle).

Mávio Rocha  65555 – Bacharel em Direito e ex-vice-prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra. Esteve à frente da Subsecretaria Estadual de Agricultura Familiar do Governo do Maranhão.

Professor Cássia 65111 – Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), servidora pública concursada da rede de ensino de São Luís, cursa Especialização de Psicopedagogia Clínica e Institucional. Professora com 13 anos de atividade em sala de aula nas redes particular e pública de ensino de São Luis.

Julio Mendonça 65777 – é Médico Veterinário graduado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA) – licenciado. Foi também secretário de Agricultura Familiar do Maranhão.

Vanda Rocha 65651 – é professora universitária e foi secretaria de Educação do Estado do Maranhão. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (1993), mestrado em Ciências da Literatura e Doutorado pela UFRJ (2014).

Companheira Lindalva 65333 – Lindalva Serra Barros foi vereadora por três mandatos e vice- Prefeita da cidade de Zé Doca – MA. Hoje é vice-presidente municipal do PCdoB. Lecionou como professora leiga no sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Dando continuidade na luta comunitária, foi secretária, tesoureira e presidenta do clube de mães de Zé Doca. Foi a Segunda coordenadora do PCPR – Projeto de Combate à Pobreza Rural.

Coletivo Ocupa  65180 – Lucas do Coletivo Ocupa – Coletivo de jovens, mulheres e homens.