Jornalista, economista, auditor e pós-graduado em Marketing Político, Othelino Nova Alves Neto é considerado um dos mais atuantes deputados estaduais do Legislativo maranhense. Consagra-se em seu terceiro mandato como um parlamentar atuação que favoreceram o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida em municípios de diversas regiões do Maranhão.

Othelino Neto iniciou sua trajetória política no movimento estudantil, ainda adolescente, como líder de Grêmio Estudantil. Na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi dirigente acadêmico do curso de Jornalismo e, também, o primeiro presidente do Diretório Central dos Estudantes do Uniceuma.

É casado com a enfermeira Ana Paula Lobato, atual vice-prefeita de Pinheiro e presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema). É pai de dois filhos: Guilhermina e Othelino José.

Grande defensor das causas ambientais, aos 26 anos foi convidado a assumir a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, tornando-se um dos mais jovens secretários estaduais do país à época. Cargo em que se manteve durante sete anos até assumir uma nova missão, dessa vez, como secretário de Governo de São Luís.

Neto foi eleito deputado estadual, em 2010, obtendo a expressiva votação de 30 mil votos em todo o Maranhão. Primeiro suplente de deputado, no início de 2013, Othelino assumiu, definitivamente, o mandato parlamentar.

Othelino Neto filou-se ao PCdoB a convite do ex-governador governador Flávio Dino. Reeleito em outubro de 2014, com 30.196 votos, tomou posse em fevereiro de 2015, elegendo-se 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa no novo mandato.

No dia 4 de janeiro de 2018, Othelino Neto assumiu o cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, oficialmente, para terminar o mandato do ex-presidente Humberto Coutinho que faleceu. Em outubro de 2018, foi reeleito deputado estadual com 60.386 votos. Em 1º de fevereiro de 2019, tomou posse para o exercício do seu 3º mandato, sendo eleito, por unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2019-2020.

Em 6 de maio de 2019, Othelino Neto foi reeleito à Presidência da Assembleia para o exercício do biênio 2021/2022.