HISTÓRIA

Saiba um pouco da trajetória destes 100 anos do PCdoB.

A centenária e realizadora trajetória de lutas do Partido Comunista do Brasil-PCdoB está registrada, sistematizada em importantes documentos partidários e pronunciamentos de suas lideranças. E também comparece em vários livros, filmes, músicas, pinturas, peças de teatro, poemas de expoentes da cultura brasileira, bem como em estudos acadêmicos.

 É uma história arrebatadora que ostenta o fato de ser a única legenda partidária com presença ininterrupta, ao longo de mais cem anos, na história brasileira. 

 A história do Brasil e do PCdoB, portanto, estão entrelaçadas numa dinâmica de influência recíproca. Com ideias, lutas e realizações os comunistas ajudaram a construir o Brasil e, por sua vez, o fluxo vivo e contínuo da luta de classes, do conjunto das batalhas para edificar uma Nação próspera e soberana, com vida digna para nosso povo, enriquecem o PCdoB.

Além de proletário, patriótico, o PCdoB é internacionalista, por isto seu percurso histórico integra o curso do movimento revolucionário e comunista internacional, interage com os movimentos patrióticos e progressistas do mundo, com as jornadas antimperialistas, pela paz e solidariedade entre os povos. 

 De uma rica bibliografia dessa saga centenária, destacamos a seguir três referências importantes:

 O primeiro é o relevante pronunciamento que a presidente do PCdoB, Luciana Santos fez na sessão do Comitê Central celebrativa do Centenário, realizado em 25 de março de 19922, na cidade de Niterói. Trata-se de uma síntese “dos cem anos de amor e coragem” do PCdoB pelo Brasil.

O segundo é o épico documento: PCdoB: Um século de lutas em defesa do Brasil, da democracia e do socialismo, aprovado pelo Comitê Central. O texto percorre a história da legenda em suas múltiplas faces, analisando etapas que se sucedem em ciclos de autoritarismo e democracia, nos quais os comunistas mantiveram sua conduta de lutar pelos direitos do povo e pelos interesses do país. Um século de lutas… é um painel pormenorizado do Partido, começando por explicar as condições que levaram ao seu surgimento. Depois percorre as etapas históricas, passa pelas gerações e o legado, e conclui com as sínteses orientadoras da atuação e construção do Partido e a nova luta pelo socialismo.

O terceiro é o livro digital Imagens da centenária história de lutas do Partido Comunistas do Brasil 1922-2022.   É a trajetória da legenda comunista estampada num conjunto de quase duas mil imagens constituído por fotos, cartazes, capas de jornais, livros e revistas, pinturas, desenhos, charges e mapas. Se pode com essa obra, não apenas se estudar e refletir, mas ver e sentir cem anos de lutas e conquistas do PCdoB.