Para dar início às comemorações do centenário do PCdoB, o partido, por meio da Fundação Maurício Grabois e da editora Anita Garibaldi, produziu o livro “Imagens da Centenária História de Lutas do Partido Comunista do Brasil (1922-2022)”. Inicialmente editado em versão digital, o livro é gratuito e passará por acréscimos, correções e revisões, tendo em vista uma edição definitiva planejada para o centenário do PCdoB, comemorado em 25 de março do próximo ano.

O projeto foi concebido pela Fundação Maurício Grabois, presidida por Renato Rabelo, instituição de estudos e pesquisas do PCdoB, e é coordenado pelo Centro de Documentação e Memória (CDM) da fundação.

A publicação é composta por fotos, cartazes, capas de jornais, livros e revistas, pinturas, desenhos, charges e mapas, colhidos do CDM e de um sem-número de fontes, desde grandes acervos até álbuns familiares. O texto, conforme aponta a apresentação, “é uma guarnição. O prato principal fala direto aos olhos, e destes ao coração. A imagem é a linguagem que esclarece e ensina, seja ao mais erudito estudioso do tema, seja ao grande público, dos militantes aos principiantes e apolíticos”.

Os editores explicam que o livro contém especialmente “razão, emoção, tristeza, alegria, resistência, esperança. E, sobretudo, amor e coragem pelo Brasil” e procura “espelhar o percurso de um século do PCdoB, dele retratando vitórias e acertos, derrotas e erros. E, sobretudo, a capacidade derivada de sua teoria, o marxismo, de renovar-se sempre a partir do verde da vida. Por isso, como proclama a presidente Luciana Santos, o Partido é centenário e contemporâneo, longevo e jovem”.

Além disso, acrescentam, “em tempos de aviltamento e descrença da política, são imagens que têm uma eloquência especial. Proclamam uma política maiúscula, que há um século impulsiona mulheres e homens em nossa pátria a viverem, e, não raro, a morrerem, por um país liberto, soberano, democrático e socialista”.

Por ser uma obra em construção, os editores fazem um apelo a todas as pessoas, físicas e jurídicas, que tenham, ou conheçam, material relativo ao tema para resgatar todo esse rico acervo. E convidam os leitores a ajudar a concluí-la de várias maneiras: indicando erros e propondo correções, enviando fotos e imagens e fazendo sugestões para o e-mail [email protected]

Clique na imagem abaixo para acessar o livro: