Lindalva Serra Barros nasceu em 7/01/1953, em Penalva-MA. Filha de trabalhador e trabalhadora rural, com sete anos de idade foi para capital São Luis onde se tornou operária de uma mini fábrica de charutos, retornando a sua cidade natal, casou-se aos dezenove anos com um jovem camponês, vindo morar no Povoado Igarapé Grande do João Marinho, tendo um casal de filhos. Lecionou como professora leiga onze anos pelo município e dois anos pelo sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, apoiou a luta pela reforma agrária para os homens e mulheres do campo. Viúva aos 22 anos de idade, vindo residir na “Sede” de Zé Doca, ainda era Monção, continuou lecionando na escola Santa Tereza – Clube de Mães, concluiu se 2º grau (magistério) em 1985, passando a lecionar na Unidade Escolar Nelson Serejo de Carvalho – CEMA pelo estado. Dando continuidade na luta comunitária, foi secretária, tesoureira e presidenta do clube de mães de Zé Doca, onde tinha como bandeira de luta: “saúde, educação e água para todos”. Foi a Segunda coordenadora do PCPR – Projeto de Combate a Pobreza Rural. Foi vereadora de 3º mandatos, atualmente membro do comitê estadual do PCdoB, Vice-Presidenta do Partido Comunista no município e Vice- Prefeita da cidade de Zé Doca – MA.