De Colinas-MA. Jornalista. Eleito para o primeiro mandado de deputado federal em 2018. Presidente do PCdoB-Maranhão e membro da direção nacional do Partido. Ex-secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Governo do Maranhão. Márcio Jerry, 55 anos, foi eleito deputado federal em 2018, cargo do qual se licenciou em 2021 para assumir o comando da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão, a Secid-MA. É graduado em Jornalismo, Presidente Estadual do PCdoB maranhense em sua terceira gestão e membro da Direção Nacional do Partido. PERFIL COMPLETO
Iniciou a militância política ainda adolescente, em Colinas, sua terra natal, atuando no movimento estudantil. Continuou sua atuação em São Luís, para onde se mudou ao iniciar o Ensino Médio e Superior.
Ingressou no curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde presidiu o Diretório Central dos Estudantes. Lecionou no Departamento de Comunicação da Universidade e foi aprovado em concurso público na área de Comunicação Social para compor o quadro de funcionários do Estado do Maranhão.
Teve sua atuação profissional marcada pela colaboração com entidades dos movimentos sociais maranhenses e voltadas à gestão pública. Márcio Jerry foi da direção nacional da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Maranhão (Abraço-MA), secretário de Comunicação das prefeituras de Imperatriz e de São Luís, além de Secretário de Comunicação e Assuntos Políticos do Maranhão durante os primeiros quatros anos de Governo de Flávio Dino.
Atuou por dois anos como vice-líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, tendo sido considerado um dos congressistas mais atuantes da Bancada Maranhense no Prêmio Congresso em Foco 2019 e 2020 e um dos mais influentes nas redes sociais pelo Ranking FSBInfluênciaCongresso nos dois anos em que atuou na Câmara.
Na Casa Legislativa, também se tornou referência na defesa da democracia, do desenvolvimento da ciência, tecnologia, dos direitos da população brasileira e dos maranhenses.
Foi vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), membro titular de outras oito Comissões e suplente em outras quatro, além de presidente da Frente Parlamentar Mista Pelo Fortalecimento do Sistema Único de Saúde, a Frente SUS, além de ter integrado outros colegiados que debatem os mais diferentes temas de interesse da sociedade na Casa.