Título foi recebido pelo filho de Jango, João Vicente Goulart, na Câmara dos Vereadores da cidade.

A Câmara dos Vereadores de Santos (SP) retomou uma antiga resolução aprovada na Casa e concedeu o título de cidadão santista ao ex-presidente João Goulart. Em julho de 1964, o título foi revogado após sua deposição do cargo depois do golpe militar e a instalação da ditadura no país.
Depois de 55 anos, a homenagem póstuma foi recebida, nesta quarta-feira (2), pelo herdeiro João Vicente Goulart, que demonstrou sua emoção ao ver o nome do pai relembrado e respeitado.
“Atitudes como essa resgatam momentos importantes da vida nacional. Tenho muito orgulho de ser filho do presidente da República e não teria orgulho de ser filho de qualquer ditador que subjugou o povo brasileiro”, disse João Vicente Goulart.
Na época, o projeto de lei que concedia o título a Jango foi de autoria do ex-vereador José Gonçalves. O tema voltou à pauta por iniciativa de Benedito Furtado (PSB) e a lei foi sancionada pelo prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).
“Queremos honrar os companheiros que nos antecederam e entenderam as razões da propositura do vereador José Gonçalves, além de apagar essa triste história do Legislativo santista”, disse Furtado, antes de passar às mãos de João Goulart Filho o título póstumo.
O vereador aponta que a homenagem se trata da honraria máxima da Cidade e coloca o nome de Jango na relação de seus “filhos escolhidos”.
“João Goulart teve uma conduta firme na luta dos direitos dos mais pobres e em prol das reformas de base. Foi o que levou a elite brasileira ao pavor, a ponto de afrontar as constituições da época”, destacou o vereador.
A vereadora Telma de Freitas (PT), que presidiu a sessão destacou que a homenagem não é “apenas uma reparação, é o desfecho de uma história sobre a cassação tanto do presidente João Goulart, como pessoas como o meu pai, que na época, presidia a Câmara dos Vereadores de Santos”.
A sessão foi acompanhada por lideranças políticas, sindicais e dos movimentos sociais de Santos, que lotaram o auditório da Câmara.
João Vicente Goulart diz ver o atual cenário político brasileiro muito similar ao período em que seu pai foi deposto. Ele entende que é hora de defender a democracia.
“É um momento grave, de risco de perda do conceito democrático. Devemos centrar nossas atenções antes de discutir as diferenças internas, que são mínimas diante da perda democrática e da liberdade, o que nós conhecemos pelos longos anos de exílio e tempo para derrubar uma ditadura após 21 anos no poder”, disse.
Em entrevista à TV Tribuna, João Vicente destacou que o título acontece num momento difícil para o país. “É importante dizer para a população de Santos que lutar vale a pena. Devemos resgatar essa luta porque, 55 anos depois, as reformas de base ainda precisam ser relembradas e discutidas pela sociedade brasileira”, destacou.