A Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e a federação PSol-Rede estão juntas no Rio Grande do Sul com perspectiva de vitória do presidente Lula já no primeiro turno. Os candidatos e candidatas do PCdoB no estado são competitivos e estão esperançosos nesta reta final de campanha.

No geral, o perfil dessas campanhas é de 50% de cada gênero e também metade que se autodeclararam negros (pretos e pardos) e brancos.

(Clique no número para conhecer mais sobre os candidatos e candidatas).

Para a disputa a federal, quatro candidaturas estão fazendo uma belíssima campanha. Destaque para a candidata Daiana Santos 6565, vereadora de Porto Alegre, eleita em 2020. Educadora social e sanitarista pela UFRGS. E também o dirigente sindical de Caxias do Sul e ex-deputado, Assis Melo 6510 que é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e da Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil – FITMETAL.

Confira a entrevista com Daiana

Confira a entrevista com Assis Melo

Além da vereadora de Santa Maria, Maria Rita Py Dutra 6554 e de Josue Ferreira Rodrigues 6507, de Santana do Livramento que também são ótimos candidatos ao legislativo federal.

Estadual

O PCdoB apresenta quatro candidatos e candidatas para a disputa à Assembleia Legislativa. São dois homens e duas mulheres, sendo uma destas, candidatura coletiva. São elas: a vereadora de Porto Alegre, Bruna Rodrigues 65651; do presidente estadual do partido, Juliano Roso 65665; de Werner Rempel 65054, de Santa Maria, e de Bruna Gubiani (Bruna e Coletivo) 65656, encabeça o mandato coletivo de vereadoras do PCdoB de Ijuí.

Tal qual como foi referendado na convenção partidária, os candidatos e candidatas do PCdoB no Rio Grande do Sul tiveram todos os pedidos de candidaturas deferidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apresentando todos os requisitos legais para a disputa.