Assis Flávio da Silva Melo é metalúrgico, dirigente sindical e político brasileiro. Nasceu em 14 de setembro de 1962, no município de Monte Alegre dos Campos, então distrito de Vacaria-RS.Eleito pela primeira vez em 2001 como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, liderou grandes manifestações, greves e mobilizações. Desde a atividade cotidiana à as ações de repercussão nacional, Assis manteve a postura de firmeza e coragem na luta por direitos.
Em 2008, foi eleito o vereador mais votado da história de Caxias do Sul, com 8.399 votos. Em fevereiro de 2010, sofreu com a violência e repressão policial em uma movimentação pacífica de trabalhadores do grupo Randon que reivindicava pagamento digno do PPR. A tentativa violenta de intimidar a ação sindical não intimidou os trabalhadores e com a luta liderada por Assis foi conquistado uma série de direitos no dissídio daquele ano.
Foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul na 54ª Legislatura, reassumindo vaga em janeiro de 2017. Como parlamentar, foi vice-líder do PCdoB na Câmara e porta-voz na luta por direitos trabalhistas. Participou ativamente de diversas comissões e grupos de trabalho. Pautou também o respeito à diversidade religiosa, a educação, a saúde e o desenvolvimento nacional. Foi o principal articulador da campanha pela instalação de um Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Serra Gaúcha.
Com sua trajetória reconhecida pela categoria metalúrgica, em 2020 foi eleito novamente presidente do Sindicato dos Metalúrgicos. Também é presidente municipal do PCdoB Caxias do Sul, presidente licenciado da Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil – FITMETAL e dirigente nacional da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB.