O PCdoB-MG promoveu neste final de semana mais uma edição do Curso de Iniciação ao Marxismo-Leninismo (CIM). Participaram da atividade militantes do Partido de quatro cidades do Sul de Minas – Andradas, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha. O curso foi realizado na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas (SindServ).

O CIM corresponde ao chamado “Nível 1” do currículo da Escola Nacional João Amazonas, que é vinculada à Secretaria Nacional de Formação do PCdoB. O objetivo do curso é trabalhar as “noções gerais do marxismo-leninismo”, além de “introduzir o estudo do Programa Socialista para o Brasil”.

Em Minas, a programação foi aberta na manhã de sábado (3), com uma exposição da jornalista Andressa Schpallir, presidenta do PCdoB Poços de Caldas e dirigente estadual do Partido. Andressa falou sobre “Organização do PCdoB Minas Gerais e Projeto Eleitoral para 2024”, com base nas resoluções do 8ª Reunião do Comitê Estadual do PCdoB-MG.

Ainda no sábado, o economista e professor Dimitri Toledo, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), abordou “Estado e Classes Sociais – O Desafio de Superar a Desigualdade no Brasil”. Já o historiador Altair Freiras, dirigente da Escola Nacional João Amazonas e membro do Comitê Central do PCdoB, tratou do tema “Economia Política – O que Pensa o PCdoB para o Desenvolvimento do Brasil?”.

O domingo (4) começou com uma aula da professora de Sociologia Lívia Macedo, mestra em Ciência Política pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e presidenta do PCdoB Pouso Alegre. Coube a Lívia explicar “Socialismo Científico – A Sociedade que o PCdoB Defende”.

O curso foi concluído com uma exposição especial sobre “Desafios do PCdoB – Revigoramento e Eleições 2024”. A aula ficou sob responsabilidade  de Nivaldo Santana, secretário nacional de Movimento Sindical do PCdoB e dirigente nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

“Com este Curso de Iniciação ao Marxismo-Leninismo, avançamos ainda mais na integração do PCdoB em nossa macro-região – o Sul de Minas”, afirmou a “anfitriã” Andressa Schpallir. Segundo ela, priorizar a Formação foi um “demanda da militância”, que tem ampliado sua participação nas agendas de lutas do PCdoB.

Altair Freitas estimulou os participantes deste CIM a conhecerem os cursos gratuitos que a Escola Nacional João Amazonas oferece na modalidade EAD (ensino a distância). “Além de complementar o Nível 1 – com todos os módulos e a apostila –, é possível fazer pela internet os Cursos Nivel 2 (Conceitos Básicos do Marxismo-Leninismo) e Nivel 3 (Aprofundamento dos Conceitos do Marxismo Leninismo)”, explicou Altair.