PCdoB lamenta morte de Telma de Souza, ex-prefeita de Santos
A ex-prefeita de Santos e histórica militante do Partido dos Trabalhadores (PT) Telma de Souza morreu aos 82 anos, na noite deste sábado (10), em Santos (SP). Ela estava internada no Hospital Mont Serrat e morreu às 20h27. A informação foi confirmada por Fernando Alberto Júnior, presidente do instituto que leva o nome da ex-prefeita.
Ao longo de sua vida pública, Telma ocupou mandatos de vereadora, deputada estadual, prefeita e deputada federal, além de retornar ao Legislativo municipal de Santos nos últimos anos de sua trajetória política.
Telma havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) e também enfrentava uma infecção urinária. Cerca de um ano antes, ela havia se recuperado de um AVC isquêmico e, desde então, havia reduzido sua participação em eventos públicos.
O velório será realizado na Prefeitura de Santos, segundo as informações divulgadas até o momento.
Trajetória política
Nascida em Santos em 29 de setembro de 1944, Telma participou da fundação do PT, em 1980. Era filha de João Inácio de Souza, conhecido como Joãozinho do Instituto, vereador cassado pela ditadura em 1964, e da ex-vereadora Hilda Augusto de Souza.
Sua trajetória política começou no Legislativo municipal. Foi vereadora de Santos entre 1983 e 1986 e deputada estadual em 1987 e 1988. Em 1988, foi eleita prefeita para o mandato de 1989 a 1992, tornando-se a única mulher a ter administrado a cidade por meio de eleição.
Durante sua gestão, foram implantadas políticas na área da saúde, entre elas o Centro de Referência em Aids, apontado pela administração municipal como o primeiro do país. Também houve ampliação de serviços de saúde e do atendimento nos bairros.
Depois da Prefeitura, Telma foi eleita deputada federal por três mandatos, entre 1995 e 2007. Retornou posteriormente à Câmara Municipal de Santos, onde exerceu mandato de vereadora entre 2017 e 2024.
PCdoB destaca parceria nas lutas populares
Em nota, a direção nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) lamentou a morte e destacou a trajetória de Telma como “histórica militante do Partido dos Trabalhadores”.
O partido ressaltou que Telma foi uma das fundadoras do PT e dedicou sua vida à atividade política em Santos. Também destacou sua atuação como vereadora, prefeita e parlamentar.
A nota enfatiza a relação política construída entre Telma e o PCdoB ao longo de sua trajetória.
“Telma e o PCdoB tiveram ótima relação política, travando juntos diversas lutas em defesa do Brasil e da população de Santos e Baixada Santista”, afirmou a direção nacional da legenda.
Ao manifestar solidariedade aos familiares, amigos e à militância petista, o PCdoB encerrou a nota com a homenagem: “Telma de Souza, presente!”.
Leia a íntegra da nota da Executiva Nacional do PCdoB:
É com intensa tristeza que a direção nacional do PCdoB recebe a notícia do falecimento de Telma de Souza aos 82 anos, histórica militante do Partido dos Trabalhadores.
Com uma vida dedicada à política, desenvolvida na cidade paulista de Santos, Telma de Souza foi uma das fundadoras do PT em 1980. Exerceu por diversos mandatos o posto de vereadora daquela cidade, prefeita entre 1989 e 1992, eleita 4 vezes como deputada estadual e outras 4 como deputada federal.
Sempre ligada às causas populares, Telma e o PCdoB tiveram ótima relação política, travando juntos diversas lutas em defesa do Brasil e da população de Santos e Baixada Santista.
Aos parentes, amigos e à militância do PT, apresentamos nosso mais intenso voto de pesar.
Telma de Souza, presente!
Comissão Executiva Nacional do PCdoB




