O PCdoB Minas Gerais realizou neste sábado (29) a 8ª Reunião do Comitê Estadual, batizada de “Reunião Elza Machado de Melo”, em homenagem à militante e dirigente estadual do Partido que faleceu neste mês. Os 21 anos da morte do histórico líder comunista João Amazonas (1912-2002) também foram lembrados.

Com o lema “Revigorar e fortalecer o PCdoB nas bases”, a reunião debateu a luta pelo êxito do governo Lula e a necessidade do revigoramento do PCdoB no estado. Wadson Ribeiro, presidente do PCdoB Minas Gerais, e Ricardo Alemão, do Comitê Central, deram início à reunião fazendo uma análise conjuntural e apresentando a resolução aprovada na última reunião do Comitê Central.

Foi exposto o desafio a ser enfrentado pelos comunistas na luta pela consolidação do poder político do governo Lula e seu êxito, necessário para “guiar o país para um novo ciclo de desenvolvimento, orientado para sua reindustrialização e investimentos públicos capazes de promover melhorias nas condições de vida da população, como empregos, melhores salários, moradia, transporte e demais direitos sociais.”

Também foram iniciadas as discussões sobre o projeto eleitoral de 2024. Serão as primeiras eleições municipais sob as novas regras eleitorais, como as federações partidárias e o novo cálculo de composição das chapas às câmaras de vereadores.

De acordo com Wadson, as prioridades são a retomada da cadeira na Câmara Municipal de Belo Horizonte, a reeleição dos atuais vereadores filiados ao partido, e a eleição de vereadores em cidades com maior densidade eleitoral – com segundo turno e com mais de cem mil habitantes. Durante o mês de julho serão realizados encontros macrorregionais para a construção do primeiro esboço do projeto eleitoral.

Na segunda parte da reunião, o secretário estadual de Organização, Richard Romano, falou do revigoramento partidário, objetivo aprovado no último congresso do PCdoB e reafirmado no Encontro Nacional de Organização.

“É necessário problematizar os nossos desafios atuais da construção partidária. No atual momento, é preciso um ajuste em nossa política de Quadros para servir à construção do PCdoB, ao seu sistema de direção, ao nosso enraizamento social e territorializado e fortalecer o PCdoB nas bases”, afirmou. “Um trabalho que pode ser planejado e executado aproveitando as energias de nossos movimentos de juventude, mulheres, negros e sindical. Inclusive de deslocamento de quadros para dedicar-se a sua militância nas ações de fortalecimento na base.”

Conferências Municipais
O processo de Conferências Municipais está marcado para ocorrer entre os dias 15 de agosto e 31 de outubro de 2023. “Vamos realizar um planejamento de datas, mobilização e acompanhamento destas conferências no sentido de ajustar o Revigoramento e o Projeto Eleitoral”, afirmou Richard. A 20ª Conferência Estadual do PCdoB está marcada para os dias 11 e 12 de novembro.

Encontro Sindical
O 9º Encontro Sindical Nacional vai ocorrer nos dias 16 e 17 de junho, em Salvador. O Encontro terá dois pontos de pauta: “O Governo Lula e o Papel dos Comunistas no Movimento Sindical e a Construção Partidária entre os Trabalhadores e Trabalhadoras, com Ênfase no Trabalho de Base”. Em Minas Gerais, o Encontro Estadual foi realizado nos dias 19 e 20 de maio.

Conferência de Combate ao Racismo
O PCdoB Minas Gerais começa a se preparar para a 1ª Conferência Nacional do PCdoB de Combate ao Racismo: Avançar na Luta contra o Racismo, pela Democracia e pelo Socialismo. A plenária final estadual foi marcada para o dia 22 de julho, em formato virtual, e será antecedida por plenárias municipais que serão realizadas a partir de 2 de junho.

  • CONFIRA O CALENDÁRIO DO PCdoB-MG:

Maio
* 29, 30 e 31/5 (segunda a quarta) – 10ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais – Minascentro – Belo Horizonte/MG

Junho
* 16 e 17/6 (sexta e sábado) – Encontro Nacional Sindical do PCdoB – (Salvador/BA);
* 29/6 a 2/7 (quinta a domingo) – Foro de São Paulo (FSP) – BrasíliaDF;
* 30/6 (sexta-feira) – prazo final para os Comitês Central, Estaduais, DF e Municipais apresentarem suas respectivas prestações de contas do exercício de 2022.

Julho
* 2 a 5/7 – 17ª Conferência Nacional de saúde – Brasília-DF
* 12 a 16/7 (quarta a domingo) – 59ª Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) – Brasília-DF
* 14 e 14/7 (sexta e sábado) : Seminário e Encontro Nacional da ADJC (Associação Nacional dos Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania) – Brasília/DF
* 22/7 – Plenária Estadual do PCdoB-MG da 1ª Conferência Nacional do PCdoB de combate ao Racismo; – (Formato Virtual);
* Finais de semana: Encontro Macrorregionais do PCdoB em Minas Gerais

Agosto
* 04 e 05/8 (sexta e sábado) – 1ª Conferência Nacional do PCdoB de combate ao Racismo.
* 12/8 (sábado) – Plenária Final da 1ª Conferência Nacional do PCdoB de combate ao Racismo
* 15/8 (terça) – início do processo de conferências municipais ordinárias do PCdoB em Minas Gerais;
* 19/8 (sábado) – 9ª Reunião do Comitê Estadual (a confirmar a data)

Setembro
* Realização das conferências municipais do PCdoB em Minas Gerais
* 15 a 17/9 (sexta, sábado e domingo) – Reunião do Comitê Central
* 23 e 24/9 (sábado e domingo) – 48º Congresso da União Estadual dos Estudantes (UEE) Minas Gerais.

Outubro
* 1/10 (domingo) – eleições unificadas dos Conselhos Tutelares – em todo o Brasil
* 12/10 (quinta)- envio das listas de filiados, através do sistema FILIA
* 31/10 (domingo) – Final do prazo de realização das Conferências Municipais do PCdoB em Minas Gerais.

Novembro
* 1º a 14/11: (quarta a terça) – prazo de envio de requerimento para veiculação de inserções partidárias no primeiro semestre de 2024
* 4 a 6/11 (sábado a segunda) – Congresso Nacional da UNEGRO – Salvador/BA
* 10/11 (sexta) – 10ª Reunião do Comitê Estadual Cessante do PCdoB
* 11 e 12/11 (sábado e domingo) – 20ª Conferência Estadual do PCdoB
* 15/11 (quarta) – Fim do prazo da realização das Conferências Estaduais

Dezembro
* 8, 9 e 10/12 (sexta a domingo)– Reunião do Comitê Central