A deputada estadual, Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), criticou em suas redes sociais sobre a proposta do Banco Mundial que sugere o fim do ensino superior gratuito no Brasil e a cobrança de mensalidade para alunos de alta renda.

Segundo um estudo da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil)  65% dos estudantes de graduação das Instituições Federais de Ensino Superior têm renda familiar per capita abaixo de 1,5 salário mínimo, ou seja, são famílias de baixa renda. Se a proposta fosse acatada, a mensalidade da universidade ficaria em torno de dois mil reais e levando em conta as demais despesas dessas famílias, seria impossível pagar esta mensalidade. De todos os estudantes, os únicos que conseguiriam pagar seriam aqueles cuja renda bruta familiar estaria na faixa dos 10 salários mínimos, o que representa apenas 20% dos jovens nas instituições de ensino.

Manuela questiona: “Além do esforço que nós fizemos para garantir o acesso dos mais pobres no ensino superior público brasileiro, existe uma outra discussão. Já imaginou algum país sair de uma crise com a dimensão econômica que o Brasil vive sem as universidades públicas, sem produção de conhecimento?” E completa: A Universidade é central para a construção do nosso projeto de desenvolvimento nacional. Porque, para o Brasil retomar seu crescimento econômico, sua indústria nacional, nós precisamos de conhecimento, de pesquisa, de investimento em pesquisa. E as universidades públicas no Brasil são os espaços que mais produzem pesquisa.

Assista abaixo a íntegra do vídeo de Manuela D’Ávila:

Da redação