Luciana: unidade nacional ajudará o Brasil

A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos reafirmou, em suas redes sociais nesta quarta-feira (16), a importância da aprovação da federação partidária para garantir a pluralidade de ideias e fortalecer a democracia brasileira, especialmente diante da atuação destrutiva da extrema-direita via governo Bolsonaro.

Luciana destacou que “a Federação é uma proposição que vai ao encontro dos desafios do momento para o Brasil”. A dirigente também salientou que em 2022 “vamos vivenciar ou o aprofundamento de uma agenda autoritária — que o presidente Bolsonaro lidera e pretende — ou uma abertura, que exigirá das forças progressistas e democráticas um esforço muito grande para dar conta de superar os retrocessos que temos vivenciado”.

Neste sentido, a presidenta afirmou: “Não  tenho dúvida de que a unidade nacional, uma união mais perene de partidos em torno de uma agenda que vise superar esse momento crítico da nossa história, ajudará o país”.

Para ampliar o debate e esclarecer dúvidas sobre a federação, Luciana anunciou, que nesta semana vai responder questões de internautas feitas por meio dos stories em sua conta do Instagram (https://www.instagram.com/lucianasantos_65/).

No dia 9 de junho, após acordo entre líderes, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 429 votos favoráveis contra 18, a urgência para a apreciação do Projeto de Lei (PL) 2522/2015, que institui as federações partidárias. Proposto originalmente no Senado em 2017 (PLS  477/15), o projeto possibilita aliança partidária na disputa eleitoral, sem que haja necessidade de que partidos precisem abrir mão de seu programa e identidade.