A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, comemorou a aprovação, na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (9), da tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei (PL) 2522/15, que institui as federações partidárias.

Luciana destacou que “a aprovação da urgência no projeto que cria as federações partidárias é uma vitória significativa em tempos de tantas ameaças à democracia”.

A dirigente colocou que a proposição “reforçará um caminho pelo qual podemos fazer uma ampla frente, com a união de partidos que pensam programaticamente de maneira parecida, que se aproximam nas lutas sociais cotidianas do povo brasileiro, pela vacina, pelo auxílio emergencial, pela recuperação da economia, entre outros temas”.

Com a federação, acrescentou Luciana, cria-se “uma ferramenta pela qual essa unidade tão esperada pelo povo brasileiro se estabelece numa relação de frente. É uma proposta avançada que se inspira em experiências no mundo que foram vitoriosas exatamente pela capacidade de unidade que se pode construir. Seguimos trabalhando pela aprovação do mérito. Viva a democracia!”.

O projeto de lei é oriundo de matéria aprovada no Senado em 2017 (PLS  477/15), e possibilita aliança partidária na disputa eleitoral, sem que haja necessidade de que partidos precisem abrir mão de seu programa e identidade. Com a aprovação da urgência, o projeto fica à disposição do presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira (PP-AL), para entrar na pauta de votações do plenário nas próximas sessões.

Saiba mais:

Urgência para projeto sobre federação partidária é aprovada na Câmara

Federação, instrumento para garantir o pluralismo partidário

PCdoB intensifica articulações pela “federação”

Por Priscila Lobregatte