Cumprindo o compromisso reafirmado este ano com o povo do Maranhão, tenho seguido meu trabalho à frente do Governo do Estado visando construir e entregar obras que melhorem a vida das pessoas. Este mês, demos início a mais uma ação estruturante que mudará a cara de nossa capital. É a extensão da avenida Litorânea, que chegará agora até a área do Olho D´Água, transformando uma das principais áreas residenciais e turísticas de São Luís, além de melhorar a mobilidade urbana.

Por Flávio Dino*

A obra consiste na interligação entre as avenidas Litorânea e São Carlos, no Olho D’Agua. Para tal, serão necessários serviços de drenagem, terraplanagem e obras de contenção para a maré cheia. Essa é a primeira parte de uma reestruturação completa do trânsito da cidade que inclui o BRT da Holandeses e a construção de dois novos terminais de ônibus, em um investimento total de R$ 140 milhões.

A pavimentação e urbanização da extensão da Litorânea trarão uma nova opção de tráfego, além de ampliação da estrutura para turistas na Grande São Luís. Lembramos que, concomitante à nova Avenida, estamos despoluindo os rios Claro, Pimenta e Calhau, o que vai melhorar a balneabilidade das nossas praias.

Outro aporte importante para o turismo, que o governo está fazendo, é a reforma do antigo prédio da RFFSA, com investimento de R$ 7,5 milhões. O edifício de 1920, onde funcionava a estação ferroviária, está sendo restaurado para virar um complexo cultural. O espaço terá um museu ferroviário e exposição de artes, assim como gastronomia e artesanato.

Em estágio avançado estão as obras do Parque do Rangedor, que entregaremos revitalizado, como uma importante área de lazer no coração da cidade. Dos 120 hectares da reserva, uma área será aberta ao público para visitação, com uma pista de 3,5 quilômetros para caminhada, ciclismo e outras estruturas de lazer.

Essas obras juntam-se a outras realizadas na capital e em diversas cidades. Em São Luís, por exemplo, entregamos o Parque do Itapiracó, o novo Complexo da Lagoa e o Forte Santo Antônio, que garantiram aos maranhenses e turistas mais espaços públicos.

São ações como essas que seguiremos realizando. Investimentos corretos e alinhados com as necessidades da população. Por um lado, viabilizamos infraestrutura adequada e, por outro, geramos postos de trabalho. O nosso estado continuará sendo referência positiva para o restante do Brasil, como tem sido nos últimos anos.

*Governador do Maranhão pelo PCdoB.