A pré-candidata ao Senado pelo PCdoB de Goiás, Denise Carvalho, participou do Encontro das Mulheres Negras, na Livraria Palavrear, em Goiânia, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas e também ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, comemorado anualmente no dia 25 de julho.

O evento foi coordenado pela presidenta do Conselho Estadual da Mulher (Conem), Ana Rita Marcelo de Castro e pela superintendente de Igualdade Racial de Goiânia, Ângela Esteu Café, com o apoio da integrante da coordenação do Fórum Nacional da Emancipação das Mulheres do PCdoB, Lucia Rincon. Nas redes sociais, o convite para o evento foi feito por meio de vídeo gravado pela sambista e deputada estadual, Leci Brandão (PCdoB-SP) – símbolo de luta e resistência – que fez da arte e da política espaços para combater injustiças e preconceitos, trazendo a esperança para a construção de um Brasil menos desigual.

“A comemoração do Dia das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas na livraria Palavrear foi pura energia elevada! No entardecer lindo nos reunimos sob as bênçãos de nossas ancestrais e nos abraçamos, nos saudamos, nos incentivamos, dançamos, trocamos ideias. Ainda há muito o que fazer para conquistarmos um Brasil mais igual, sem fome e sem miséria, sem racismo e sem feminicídio, sem machismo e sem intolerância religiosa, sem violência contra a juventude negra e com oportunidades e dignidade para todos e todas.”, escreveu Denise em suas redes sociais

Leia também: PCdoB-GO oficializa Denise Carvalho candidata ao Senado em Goias

A pré-candidata disse ainda que, na ocasião, “Revigoramos nossos sonhos e nos fortalecemos mutuamente em uma sólida aliança que já vem de muitos anos. Receber o apoio dessas Mulheres Negras para estar no Senado aumenta minha responsabilidade porque precisamos mesmo é de fortalecer o protagonismo dessas mulheres que representam a liberdade. Nosso mandato no Senado será delas, para que impulsionem avanços em sua representatividade e empoderamento! Gratidão Leci Brandão e Iêda Leal, gratidão a todas as irmãs negras, vocês são muita força!!!”, declarou, rememorando os desafios enfrentados quando assumiu a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira).

“Nós, Mulheres do PCdoB, temos orgulho das nossas pré-candidatas em Goiás serem mulheres comprometidas com a luta do povo e das mulheres. O dia 25 é uma data na qual lembramos a luta pelo fim da violência contra as mulheres e as mulheres negras são as que mais sofrem a violência. Temos orgulho de ter nos nossos quadros, Denise Carvalho que foi vereadora, deputada estadual, secretária de estado, criou a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e foi premiada nacionalmente com projeto sobre a Lei Maria da Penha. É uma honra para o PCdoB poder oferecer este nome à sociedade. A trajetória e a história dela trazem esperança de uma representação digna das mulheres e do povo pobre do nosso estado”, pontuou a integrante da coordenação do Fórum Nacional da Emancipação das Mulheres do PCdoB, Lucia Rincon.

O evento foi prestigiado por diversas lideranças feministas e do movimento negro entre elas, a presença marcante de Ieda Leal, dirigente nacional do Movimento Negro Unificado (MNU) e secretária de combate ao racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que fez uma fala vibrante de apoio à Denise para o Senado e sobre a importância do empoderamento das mulheres negras. Ieda Leal lembrou os nomes de muitas de nossas ancestrais nas lutas libertárias de nosso povo, como Dona Dalva (de Goiânia) e Marielle Franco.

Concluiu sua fala convidando Denise para estenderem juntas duas lindas bandeiras símbolos de muita esperança. Uma delas com os dizeres “Se o poder é bom, negras e negros querem o poder”, encorajando a luta pela transformação do país em uma democracia para todos e todas.

O encontro contou também com a participação das pré-candidatas pela federação partidária Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB) por Goiás à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados, Isaura Lemos, Kelly Cristina e Adriana Accorsi, do pré-candidato Arquidones Bites e da integrante da coordenação do Fórum Nacional da Emancipação das Mulheres do PCdoB, Lúcia Rincon e a jornalista Ana Helena Tavares, autora da biografia de Dom Pedro Casaldáliga, entre outras personalidades.

Confira imagens abaixo.

Por Carolina Skorupski