Ex-deputada Denise Carvalho

O PCdoB de Goiás, junto a Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), e em aliança com o PSB, em convenção eleitoral realizada de maneira virtual no último sábado (23), reforçou apoio à candidatura de Lula para presidente do Brasil, e Alckmin, vice, e também aprovou o nome da ex-deputada estadual, Denise Carvalho (PCdoB), militante histórica do partido, como pré-candidata à Senadora da República.

Para as chapas proporcionais, o PCdoB aprovou ainda os nomes do Professor Railton Souza e de Mônica Carvalho, como pré-candidatos à Câmara Federal; e os nomes de Isaura Lemos, ex-deputada estadual eleita por 5 mandatos consecutivos, Mestre Luizinho e Caio Nascimento Barbalho, para Assembleia Legislativa de Goiás.

As vagas para governador/a e vice-governador/a, senador/a e suplentes permanecerão em aberto para deliberação final em Convenção da FE Brasil, comandada em Goiás por Kátia Maria (PT), Honório Rocha (PCdoB), primeiro vice, e Cristiano Cunha (PV), segundo vice e está marcada para o dia 5 de agosto.

Na ocasião, o plenário da Convenção homenageou, por aclamação proposta pelo camarada Alan, o histórico construtor do PCdoB em Goiás, sociólogo e professor da PUC Goiás, Dr. José Maria Baldino, que falecera dias antes em razão de complicações pós Covid 19, designando-a “Convenção Camarada Professor José Maria Baldino”. Segundo nota publicada pelo PCdoB Goiás, José Maria Baldino, conhecido como “Zé” foi um dos militantes que atuaram na reconstrução do partido no estado. “Solidário como poucos, não sossegava enquanto não pudesse acalentar quem estava triste, enquanto não pudesse ajudar quem estava precisando.”

Leia a íntegra abaixo.

Deliberações da Convenção Eleitoral do PCdoB de Goiás, realizada em 23 de julho 2022:

I – O Partido Comunista do Brasil na Convenção Eleitoral Conjunta dos Partidos associados da Federação Brasil da Esperança, adotará posição favorável a que celebre COLIGAÇÃO com o Partido Socialista Brasileiro (PSB), e com outros Partidos e Federações, para concorrer ao cargo majoritário de Presidente da República e de Vice-Presidente da República, Governador/a, Vice- Governador/a, Senador e Suplentes, sendo: o Senhor Luiz Inácio Lula Da Silva, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), candidato a Presidente da República; o Senhor Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), candidato ao cargo de Vice-presidente da República; a senhora Denise Aparecida Carvalho, filiada ao PCdoB, pré-candidata ao cargo de Senadora da República.

As vagas de Governador/a, de Vice- Governador/a, Senador/a e suplentes permanecerão em aberto para deliberação final em Convenção da Federação Brasil da Esperança, marcada para 05 de agosto de 2022 ad referendum da Executiva Nacional da FE Brasil;

II – Em relação ao segundo item da Pauta, o PCdoB de Goiás apresenta os/as seguintes candidatos/as nas chapas proporcionais: para Deputado/A Federal, Professor Railton Nascimento De Souza, Mônica Angélica Tranqueira De Carvalho; para Deputado/A Estadual, Isaura Lemos, Mestre Luizinho, Caio Nascimento Barbalho.

III – A Convenção deliberou ainda por:

a) Delegar à Comissão Política Estadual do Comitê Estadual do PCdoB de Goiás, poderes para analisar e firmar a posição do PCdoB, quanto a aprovação da inclusão ou exclusão de Partidos e Federações na Coligação para as candidaturas à Governador/a, Vice-Governador/a, Senador/a e Suplentes, podendo definir o nome da coligação, a indicação de representantes e delegados/as perante o Tribunal Regional Eleitoral, além de eventual troca e substituição de candidatos/as,

b) No âmbito da Convenção Eleitoral Estadual Conjunta da Federação Brasil da Esperança, delegar poderes para a Comissão Executiva Estadual da FE Brasil deliberar sobre a inclusão ou exclusão de Partidos e Federações na Coligação, podendo definir o nome da Coligação, indicação de representantes e delegados perante o Tribunal Regional Eleitoral além de eventual troca e substituição de candidatos/as.

Por fim, o plenário da Convenção acolheu por aclamação proposta pelo camarada Alan de homenagear o histórico construtor do PCdoB em Goiás, sociólogo e professor da PUC Goiás Dr. José Maria Baldino, que falecera dias antes em razão de complicações pós Covid 19, designando-a “Convenção Camarada Professor José Maria Baldino”. Pra quem não o conheceu, o camarada José Maria Baldino, ele foi um dos militantes que atuaram na reconstrução do Partido Comunista do Brasil em Goiás, solidário como poucos, não sossegava enquanto não pudesse acalentar quem estava triste, enquanto não pudesse ajudar quem estava precisando.

Zé foi dirigente do Organismo de Base da universidade denominado Helenira Rezende, onde contribuía com a formação da juventude e com a melhor compreensão do marxismo-leninismo. Foi presidente da Associação de Professores da PUC Goiás (APUC), por duas vezes. Educador extraordinário, professor, amigo, militante dos direitos humanos, especialmente, dos/as professores/as e da educação. Uma perda irreparável! Culto, crítico, gentil, combativo, bem-humorado, direto, articulado, dono de uma retórica simples e elegante.

Goiânia, 23 de julho de 2022.
Honório Ângelo da Rocha – Presidente Estadual do PCdoB Goiás.
Isaura Lemos – Secretaria Estadual de Organização.

__