Com 100% dos pedidos de candidaturas deferidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o time do Lula do PCdoB do Ceará está animado nesta reta final da campanha. São dez candidaturas comunistas ao pleito deste ano. Destas, duas são a federal e oito disputam vaga no legislativo estadual. Para a Câmara dos Deputados, o Ceará tem direito a 22 vagas, enquanto para a Assembleia Legislativa, são 46 cadeiras.

O perfil dos candidatos e candidatas do PCdoB Ceará são de adultos, na faixa etária de 35 a 44 anos, com ensino superior completo, representantes de diversas categorias, como professor, médico, enfermeiro, liderança comunitário, historiador, servidor público, farmacêutico, assistente social, entre outros. A maioria se autodeclara negros (pretos e pardos), de dez, sete deles, além de uma indígena.

Destaque ao retorno do ex-senador Inácio Arruda 6565 para a disputa a federal. Atuante no parlamento e nas ruas, Inácio acumula em seu currículo, dois mandatos como deputado federal, estadual e um dos mais votados e valorizados parlamentares. Também foi vereador de Fortaleza e mais recentemente, secretário estadual de Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Ceará. Inácio representou o seu estado no Senado por oito anos. Na Câmara dos Deputados, Inácio Arruda foi ainda integrante da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e atuante defensor da área.

Referência de luta dos trabalhadores e das trabalhadoras do Brasil, Inácio defende a Educação, a Saúde, a Cultura, as mulheres, jovens e o desenvolvimento econômico e social do país, valores que são de grande referência em trajetória de luta.

Confira aqui entrevista com o candidato.

Conheça mais sobre o candidato aqui

(Clique nos números abaixo para conhecer mais sobre os candidatos e candidatas).

Para completar a chapa federal, Helena Fernandes 6513 é candidata feminina. Líder comunitária, preta, Francisca Helena Fernandes Franca nasceu em Palmácia, região serrana do estado. Formada no curso do serviço social, vai luta por direitos de jovens, adultos, idosos, moradia, saúde e educação. Ela mora na periferia de Fortaleza, no grande Jangurussu, conhece a realidade do povo e promete lutar para a melhoria de vida de todos.

Estaduais

O PCdoB apresenta oito candidaturas a deputada e deputado estadual. Destaque para três mulheres de luta, a Cacica Irê 65234 (Juliana Alves), que é liderança indígena, uma das fundadoras da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade e vice coordenadora da Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará. Mestranda em Antropologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). A Dra Taís Matos 65000 que é médica graduada em Cuba, com especialização em Saúde da Família e uma grande defensora do SUS; Tarcila Rabelo 65132 é enfermeira, especialista em Nefrologia. Foi integrante efetiva do Grupo de Pesquisa Saúde e Qualidade de Vida do Binômio Mãe e Filho.

Das candidaturas masculinas, o PCdoB destaca a liderança do Professor Anízio 65013 que foi candidato a prefeitura de Fortaleza em 2020, reconhecido defensor da Educação no estado. É coordenador geral da Frente Norte Nordeste pela Educação. Historiador com formação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Completa ainda o time de candidatos estaduais: Stênio Magalhães 65100, Lucas Brasil 65123, Aroldo Historiador 65555 e Alysson Aguiar 65700.