Pedagogo. Presidente do diretório do PCdoB de Itapipoca-CE.

Stênio Magalhães é filho de Dona Aurora Magalhães e do Senhor João Batista Magalhães, ambos agricultores, sua infância foi na Serra de Olho D’água distrito de Assunção zona rural de Itapipoca. Onde também estudou cursando o ensino fundamental I na escola Tiago Gonçalves Barbosa e veio a concluir o ensino fundamental II e o ensino médio na Escola Nossa Senhora de Assunção.

Uma pessoa humilde, trabalhadora que desde cedo conheceu bem as injustiças e as desigualdades sociais, tendo de se revessar entre a escola, e o trabalho na lida com o campo e as tarefas domésticas até os 20 anos de idade, para ajudar no sustento de sua família.

Sua trajetória de lutas pelas causas sociais e, principalmente, na área da educação deu-se aos seus 15 anos no ensino fundamental, onde veio a ser representante dos estudantes, como gremista na Escola Nossa Senhora de Assunção. Na luta pela educação pública de qualidade.

Em 2020, teve que mudar para sede do município de Itapipoca em busca de emprego e qualificação profissional, formou-se em técnico em eletrônica pelo Instituto Universal Brasileiro e, paralelamente, estudando para forma-se em pedagogia na FACEDI – UECE – Universidade Estadual do Ceará, se tornando pedagogo. Mérito esse que leva consigo um grande amor a essa formação, pois considera-se um educador, que luta para não deixar morrer as suas convicções de que a educação é libertadora e transformadora e pode quebrar barreiras.

De 2001 a 2007, já na faculdade, não deixou de lado a sua militância, sendo por dois mandatos vice presidente e posterior presidente do Centro Acadêmico José Montenegro de Lima -CAMOL. Militante forte, Stênio Magalhães foi um dos representantes da executiva estadual dos estudantes de pedagogia no Estado do Ceará, participando de vários congressos em vários estados e debatendo sobre a temática de educação pública gratuita e de qualidade e a pedagogia libertadora.

Na sua trajetória como gremista e posteriormente no Centro Acadêmico, tornou-se representante da UJS – União da Juventude Socialista, em Itapipoca. Participando de várias atividades e congressos estaduais e nacionais onde o tema central era a educação, cultura e politicas públicas para as juventude dentre elas a questão do trabalho.

Já exercendo a sua formação, foi professor no Colégio Lourenço Marino em Itapipoca, e por 09 anos coordenador da EJA no Projeto SESC LER promovido pelo SESC em Itapipoca. Trabalhando com mais de 2.000 alunos (as) entre jovens, adultos e idosos, proporcionando aos estudantes a inclusão no mundo da leitura e escrita e incluindo transversalmente o lazer, a cultura e alguns projetos de saúde ocular, onde o SESC ofertava a formação e o óculos para o estudante, na área da cultura promovia eventos junto com os alunos e corpo docente no resgate da cultura popular.

Com tantas lutas e militância seja no grêmio estudantil, nos Centros Acadêmicos ou mesmo na UJS, sua posição sempre foi a mesma: Defender o direto a uma educação pública gratuita de qualidade, melhorias de trabalho e renda para os servidores públicos e privados (as) no âmbito nacional, defensor “ferrenho” do SUS e de uma política de saúde para todos.

Sempre atuante, participou de todos os eventos referentes as lutas Contra a Reforma da Previdência e Trabalhista, a favor do SUS, e dos trabalhadores formais e informais, a favor dos povos Indígenas e Quilombolas e a favor das minorias.

Esse é Stênio Magalhães – Filho da Terra dos Três Climas.