Professor Anízio é carioca, nascido em 29 de fevereiro de 1960, mas filho de pais nordestinos. Reside em Fortaleza há 40 anos, tem três filhos e cinco netos. Formando em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), atualmente cursa Direito na UNIFOR. É docente há 35 anos. Iniciou sua trajetória política no movimento estudantil aos 15 anos; foi militante da pastoral da juventude durante o período da ditadura militar, de 1976 até 1979. É um dos fundadores do Movimento Unificado em Defesa da Educação (MOVE). Anízio atuou como assessor parlamentar e é um dos fundadores e diretor do SINTECE que depois passou a ser SINDIUTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará) em 1999; Foi, ainda, coordenador da Comissão de Defesa do Direito à Educação. Atuou ainda na CUT Ceará, APEOC como presidente. Anízio é Cidadão Fortalezense e Cidadão Cearense. Desde 2018 é presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação do Nordeste. Foi candidato a prefeito de Fortaleza em 2020.