Altamiro Borges entrevista o professor Eduardo Fagnani em seu canal do Youtube | Foto tirada do vídeo

O jornalista Altamiro Borges, recebeu nesta quarta-feira (30) em seu canal do Youtube, o professor do Instituto de Economia da Unicamp, Eduardo Fagnani, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CESIT/IE-UNICAMP) e coordenador da rede Plataforma Política Social. Nos assuntos, o aumento da desigualdade social, desemprego, exclusão digital e a urgência de se buscar novas fontes de arrecadação em meio à crise pandêmica.

Durante a entrevista, Eduardo comenta que o país vive uma fase inédita e assustadora, de perspectiva sombria e recuperação muito lenta. “Antes da pandemia já estava ruim, e agora você tem um quadro de corte de gastos com reforma da previdência, reforma trabalhista, recessão econômica, queda de emprego, queda da renda… esse é o cenário que estamos assistindo desde 2016 e agora tem a pandemia. É uma situação dramática.”

Fagnani também chama a atenção dizendo que o Brasil é o  único país no mundo que discute teto de gastos em meio a pandemia. “Olha o que está acontecendo lá fora (…) eles dizem que não tem limite para gastar, porque pra tirar um país da crise, você precisa gastar. Quando você gasta, você faz investimentos, a economia engrena (…) e o que me deixa perplexo é que no Brasil você discute teto de gastos… indo na contra mão de tudo, de todos os países.”

E ressaltou que temos de vencer essa característica secular do Brasil que é tirar dos pobres para dar aos paupérrimos e a “reforma tributária é a forma adequada utilizada pelos países capitalistas centrais, tirar dos super ricos para dar aos pobres.”

Para saber mais, assista a entrevista na íntegra:

Quem é Eduardo Fagnani

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1976), Mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e Doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2005).

Atualmente é professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP), pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CESIT/IE-UNICAMP) e coordenador da rede Plataforma Política Social – Agenda para o Desenvolvimento (www.plataformapoliticasocial.com)

É também articulista da revista Carta Capital e autor de vários livros – o último deles é “Previdência: um debate desonesto”.

Altamiro Borges conversou com outros economistas para saber o que esperar depois da pandemia. Leia as demais entrevistas: