Altamiro Borges entrevista o recém presidente do Instituto Lula, o economista Marcio Pochmann | Imagem tirada do vídeo

O jornalista Altamiro Borges, nesta quinta-feira (24), recebeu em seu canal do Youtube (@blogdomiro), o recém eleito presidente do Instituto Lula e economista, Marcio Pochmann, para falar sobre o Brasil e economia capitalista na pós-pandemia.

Na entrevista, Pochmann explana dizendo que o Brasil teve duas décadas perdidas em termos econômicos, “a década de 1980, na transição da ditadura para democracia, e a década de 2010, que de certa maneira foi marcada por um golpe de Estado.”

Segundo o economista, a pandemia de 2020 também revelou o fracasso da elite dirigente, que ascendeu os últimos quatro anos sob o discurso do gerencialismo. “(…) É difícil de imaginar que um governo como esse, dito neoliberal, que tem um ministro da economia que se diz ultraliberal, mas é o ministro que estabeleceu o maior déficit público da história do país.”, afirma.

Assista a entrevista na íntegra:

 

Quem é Marcio Pochmann

Economista, Marcio Pochmann é Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), pós-graduação em Ciências Políticas pela Associação de Ensino Superior do Distrito Federal, doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e concursos de pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (1989), de professor (1994), Livre Docente (2000) e Titular (2014) pela Unicamp. Atualmente é professor colaborador voluntário no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Social e do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, políticas públicas e relações de trabalho.

Autor de mais de 60 livros, é ex-presidente do Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e da Fundação Perseu Abrámo.