Altamiro Borges entrevista o economista Guilherme Mello em seu canal @blogdomiro | Imagem retirada do Youtube

O jornalista Altamiro Borges, recebeu, neste domingo (27), em seu canal do Youtube (@blogdomiro), o economista, Guilherme Santos Mello, professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Durante a conversa, Guilherme faz uma análise do impacto da pandemia no país e o quadro da incerteza para o próximo ano.

Além disso, o economista fala da queda história do PIB brasileiro; das aspirações de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes para programas que sustentem o governo de pé no meio da crise econômica, diante de um cenário de aumento da vulnerabilidade social e promessa de cumprimento de teto de gastos.

“É muito importante ter consciência de que vai ter esse auê no terceiro trimestre, e que ano que vem vamos ter provavelmente teremos um crescimento positivo, insuficiente para recuperar as perdas desse ano”, explica. “Sairemos dessa pandemia num cenário fragilizado e sem nenhuma estratégia de recuperação a não ser as falácias do trilhão do Paulo Guedes que ele já repete há 2, 3 anos (…)”.

Confira a entrevista na íntegra:

Quem é Guilherme Santos Mello

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2008), graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2013).

Atualmente é professor do Instituto de Economia da UNICAMP e diretor do Centro de Estudos de Conjuntura do IE/UNICAMP e foi coordenador do programa econômico da campanha Fernando Haddad-Manuela D´Ávila em 2018.