Altamiro Borges entrevista o economista Nelson Marconi em seu canal do Youtube - @blogdomiro | Foto tirada do vídeo

Nesta terça-feira (29), o jornalista Altamiro Borges, recebeu em seu canal do Youtube (https://www.youtube.com/user/altamiroborges1), o economista, Nelson Marconi, professor de macroeconomia e finanças públicas da Fundação Getúlio Vargas e coordenador do Fórum de Economia da FGV. Nos assuntos, o “novo normal” pós pandemia, o agravamento da crise e quais seriam as possíveis medidas emergenciais mais consistentes para enfrenta-la.

O novo normal é conviver com a pandemia, afirma o economista, e a crise provocada deixará um legado elevado de pessoas desempregadas e empresas quebradas. O investimento público que seria a melhor solução, não é algo que seja da vontade do governo, “eles vieram para acabar com o Estado, e não para fazer o Estado gerar uma recuperação econômica”.

Nelson Marconi defende a emissão de moeda e o investimento público para ajudar a conter os efeitos da pandemia como parte de um projeto de desenvolvimento.

Para saber mais, acesse a entrevista na íntegra:

Quem é Nelson Marconi

É graduado em economia pela PUC-SP e mestre e doutor em economia pela FGV-SP e atualmente é pesquisador visitante no Center for International Development da Kennedy School of Government na Universidade de Harvard. É professor adjunto dos cursos de graduação, mestrado e doutorado acadêmico e mestrado profissional em Administração Pública e Governo, na FGV-SP, pertencendo ao núcleo docente permanente em ambos programas. Também realizou doutorado sanduíche no MIT. É Coordenador do Fórum de Economia da FGV e do CND – Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo, vinculado à EAESP-FGV.

Foi coordenador do curso de graduação em economia da EESP-FGV entre 2010 e 2013, presidente da Associação Keynesiana Brasileira entre 2015 e 2017, integrante da Comissão Assessora do ENADE entre 2012 e 2016 na área de Ciências Econômicas, bolsista do IPEA entre 2011 e 2013 e professor da PUC-SP.

Também é colaborador externo da Organização Internacional do Trabalho. Tem experiência e desenvolve pesquisas nas áreas de Economia e Gestão Pública, com ênfase em Macroeconomia do Desenvolvimento, Teoria do Desenvolvimento Econômico e Economia do Setor Público, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias de desenvolvimento econômico, macroeconomia do desenvolvimento, políticas macroeconômicas e estrutura produtiva, desindustrialização, a relação entre taxa de câmbio e crescimento econômico, política fiscal e gestão pública, neste caso com ênfase em finanças públicas, políticas de recursos humanos, salários e emprego no setor público. Suas publicações acadêmicas incluem artigos em periódicos nacionais e internacionais, livros (como autor ou organizador), capítulos de livros e textos para discussão.

Integra a Associação Keynesiana Brasileira (AKB) e o Projeto Brasil Nação. Nas eleições de 2018, coordenou a equipe que elaborou o programa econômico desenvolvimentista do ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

Altamiro Borges conversou com outros economistas para saber o que esperar depois da pandemia. Leia as demais entrevistas: