O vice-presidente do PCdoB e secretário nacional  de Política e Relações Internacionais, Walter Sorrentino, publicou depoimento, nas redes sociais nesta segunda-feira (6), no qual destaca que o também vice-presidente do partido, Sérgio Rubens de Araújo Torres, falecido neste domingo (5), “foi um marxista e patriota cheio de convicções que alimentaram seu total compromisso com as causas que abraçou”.

“Perdemos um grande marechal das lutas de classes dos brasileiros por uma nação livre e soberana, por uma vida melhor ao povo, pelo Brasil socialista. Homem temperado em todas as grandes batalhas das últimas seis décadas, que acumulou imensa experiência e conhecimento na teoria e ação transformadora. Que franqueou a fronteira das ciências e cultura, da economia e da política, da evolução das sociedades. Um marxista e patriota cheio de convicções que alimentaram seu total compromisso com as causas que abraçou. E sempre na liderança: do MR-8, depois PPL e agora do PCdoB”, escreveu Walter.

Ele apontou ainda que “gente assim não se vai; deixa-nos a bússola que o orientou, formando extensas gerações de lutadores e lutadoras, em especial da juventude, que sabia ser promessa de futuro. Essa bússola segue conosco e por ela nos orientaremos. Esse é seu maior legado”.

Walter também destacou outros aspectos marcantes da personalidade de Sérgio Rubens: “celebramos também o ser humano que foi Sergio. Culto, ameno, agradável ao trato, de espírito penetrante e irônico, cinéfilo de alma. Estamos aqui dividindo com sua esposa Júlia e filhos a dor infinita que sentimos, qual uma amputação inesperada. Que saudades! Cada um de nós leva uma parte dessa dor e com ela temperaremos nossos compromissos e o seu legado”.

Por fim, Walter apontou: “Somos muitos e sabemos que chegaremos juntos ao desígnio pelo qual Sergio lutou, neste nosso Brasil que sangra e a anseia por mudanças radicais. Gente como Sergio não se vai. Nossa memória será sempre mais forte que sua morte e ele estará conosco em cada vitória que conquistaremos, mais cedo que tarde. Sérgio, presente, sempre”.

 

Leia também:

PCdoB e o Brasil perdem Sérgio Rubens

Lideranças do PCdoB lamentam falecimento de Sérgio Rubens

Por Priscila Lobregatte