19 dos 20 fabricantes de chips que mais cresceram no mundo nos últimos 4 trimestres são chineses

Saiu pela culatra a política norte-americana de bloqueio ao desenvolvimento da alta tecnologia pela China, iniciada no governo Trump e mantida por Biden. Segundo a Bloomberg 19 dos 20 fabricantes de chips que mais cresceram no mundo nos últimos quatro trimestres são chineses, comparado com apenas oito em igual período de 2021.

Conforme a Bloomberg, as sanções norte-americanas fizeram com que a indústria de chips da China crescesse rapidamente. Com isso, acrescenta, a China está dominando o fornecimento de projetos de software, processadores e equipamentos fundamentais para a fabricação de chips.

Dessa política, o fato mais notório, mas não o único, foi o assédio dos EUA à Huawei. Em 2020, os EUA restringiram as vendas de tecnologia norte-americana para empresas chinesas, e até mesmo o uso de máquinas ou software norte-americano na produção de chips.

Segundo a Bloomberg, as ações dos EUA acabaram motivando a indústria chinesa a aumentar a produção de componentes nacionais. Desta forma, Pequim não apenas avançou, como também movimentou bilhões de dólares de investimento no setor, envolvendo programas ambiciosos e minimizando os efeitos das sanções norte-americanas.