Jornalista Rovilson Britto assumiu a presidência do PCdoB-SP em novembro

Eleito como presidente do PCdoB-SP na conferência estadual do partido, realizada em novembro passado, Rovilson Britto comenta os grandes desafios da legenda no estado mais populoso do Brasil. O primeiro deles é a candidatura do deputado federal Orlando Silva a prefeito da capital. Na avaliação de  Rovilson, o centro das eleições de 2020 será atuar com amplitude “para isolar e derrotar as forças bolsonaristas”.

“A marca de nossa participação será a apresentação de candidaturas próprias às prefeituras, a começar da capital, onde pela primeira vez teremos candidato. A candidatura de Orlando Silva expressa essa necessidade de o Partido se apresentar com fisionomia própria, disputar o voto e a opinião do eleitorado”, destacou.

O dirigente lembra a orientação de preparar o Partido para o desafio de, em 2022, ultrapassar a cláusula de barreira para ter acesso ao fundo partidário e ao tempo de TV a partir de 2027. Por conta da nova regra, explica, os processos eleitorais de 2020 e 2022 se entrelaçam.

“Vamos lutar para eleger prefeitos e vereadores e, ao lado disso, projetar mais lideranças públicas e eleitorais para o desafio de 2022. Nossa política de alianças será bastante ampla, excetuando apenas a legenda bolsonarista, o Novo e o PSL”, pontuou.

PCdoB mobilizado em São Paulo

Rovilson apontou o processo de conferências realizado ao longo de 2019 como essencialmente “positivo e mobilizador” para o estado.

“O Partido se preparou para enfrentar o difícil quadro político e a batalha central imediata – que são as eleições 2020. Além disso, coroou de maneira extraordinária o processo de integração dos militantes vindos do PPL às nossas fileiras. Saímos mais fortes política e ideologicamente”, avaliou.

Segundo ele, foi difícil montar uma direção com 104 nomes, considerando-se a qualidade dos quadros. A definição, explicou, contou com boa dose de “inteligência coletiva”: “Nos pautamos pelos desafios e pelas tarefas. É uma direção maior porque conta com a participação de muitos novos quadros advindos do processo de incorporação. Precisamos constituir um sistema de direção que consiga gerar sinergia e responda às necessidades partidárias”, disse, acrescentando assumir a direção com “tranquilidade”, na medida em que acredita que “nosso trabalho precisa ser de direção coletiva”.

Conheça o novo presidente do PCdoB-SP

Rovilson Robbi Britto tem 52 anos de idade e 37 de filiação ao PCdoB. Ex-presidente da Ubes e da UJS, onde foi um dos principais coordenadores na década de 80. É lembrado pela atuação da entidade na Constituinte, quando os jovens garantiram a conquista do voto aos 16 anos. Rovilson ocupava a vice-presidência estadual do PCdoB em São Paulo e é Membro do Comitê Central da legenda. Jornalista, professor universitário e pesquisador, nos últimos anos Rovilson tem se dedicado a tratar, na Academia, de temas como internet, cibercultura e democracia.

________

Esta entrevista, realizada pelo PCdoB-SP, e foi editada pelo Portal PCdoB junto a uma série de reportagens com os presidentes estaduais que assumiram pela primeira vez esta função a partir das Conferências do PCdoB de 2019. Cada dirigente traçou planos de gestão e apontou perspectivas de futuro do Partido Comunista do Brasil local, próximo ao centenário da legenda partidária.

Publicamos conversas com Elton Barz sobre as prioridades dos comunistas no Paraná e com José Carvalho, que ressaltou a importância que o Movimento 65 pode ter para alavancar o projeto eleitoral do Piauí. Também tratamos com Iara Gutierrez sobre os desafios de enraizar o PCdoB nos municípios do Mato Grosso do Sul.

Confiram!