José Carvalho, novo presidente do PCdoB-PI: campanha eleitoral de 2020 será um desafio estratégico da gestão

Na segunda reportagem da série de entrevistas com os presidentes estaduais eleitos nas conferências de 2019 e que pela primeira vez vão assumir o comando da direção estadual (CE) do partido, o Portal PCdoB conversa com José Carvalho Rufino, eleito presidente estadual do PCdoB-PI.

Ele destaca o avanço na estruturação partidária na capital e nos municípios mais importantes, inclusive com a consolidação das direções municipais, como uma tarefa fundamental da gestão recém-iniciada.

O novo Comitê Estadual do PCdoB do Piauí tem o desafio de ampliar a estrutura orgânica e consolidar o papel político do partido no estado, rumo a maior inserção do PCdoB nos movimentos sociais, na vida do povo piauiense”, resumiu.

Outro desafio estratégico será a campanha eleitoral de 2020.

Segundo projeto eleitoral referendado pela Conferência Estadual, o PCdoB-PI tem como objetivo a ampliação da presença dos comunistas nas câmaras municipais, e deve também disputar, com chapas próprias, as eleições em cerca de 20 municípios. Em quatro cidades estamos com projetos de candidaturas a prefeituras”, explicou.

Movimento 65

Segundo o dirigente, a marcha para a realização das Conferências Municipais do PCdoB mobilizou cerca de 60 municípios. Foram realizadas conferências em 41 deles, e em outros 10 o partido está se organizando. Em 2020, ele opina, será preciso reforçar este processo, mobilizar os militantes e buscar novas lideranças.

O lançamento do Movimento 65 será importante instrumento de mobilização para propagação das ideias do PCdoB de forma mais ampla. Vai ajudar a atrair para o nosso Partido lideranças políticas, inclusive para nossas chapas na disputa eleitoral de 2020. No Piauí, vamos dar ampla repercussão a essa iniciativa do Comitê Central e faremos atos de lançamento do Movimento 65”, adiantou.

O Movimento 65 é uma campanha cívica e eleitoral que vem sendo gestada pelo Comitê Central do PCdoB com o objetivo de fazer “desembocar nas urnas a indignação e o rechaço do eleitorado à tragédia que tem sido o governo Bolsonaro”.

Conheça os detalhes e a carta-manifesto que o Comitê Central dirigiu aos filiados, militantes, amigos e amigas, enfim, a todas as forças progressistas do país.

Conheça o novo presidente do PCdoB-PI

José Carvalho Rufino, o Zé Carvalho, milita no PCdoB há 38 anos. Vindo do Movimento Viração, integrou a direção do Centro Acadêmico de Agronomia e o DCE da UFPI. Foi assessor da FETAG/PI e Diretor do Dnocs do Piauí nos governos do Presidente Lula e no primeiro governo da Presidenta Dilma Rousseff. Atualmente é Fiscal Agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí. Engenheiro agrônomo e advogado, tem 61 anos e duas filhas.

_________________________________

Na primeira matéria publicada, Elton Barz fala das prioridades dos comunistas no Paraná. Nas entrevistas realizadas com os dirigentes, eles traçam planos de gestão e apontam perspectivas de futuro do Partido Comunista do Brasil local, próximo ao centenário da legenda  partidária.

Confiram!