Elton Barz é professor e eleito novo presidente da direção estadual do PCdoB do Paraná

Eleito presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do Paraná, na conferência estadual realizada em novembro deste ano,  Elton Barz concedeu entrevista ao Portal PCdoB para falar sobre os desafios e perspectivas à frente de nova gestão partidária em pleno ano de eleições municipais.

Com tranquilidade, Elton afirmou que o foco de sua gestão é, antes de mais nada, “colocar o partido com condições legais e com força política de militância para disputar cargos majoritários nas dez maiores cidades do estado”, ponderou.

Além da pré-candidatura para Curitiba da jovem liderança Camila Lanis, ex-presidenta da Ubes e presidenta estadual da UJS no Paraná, o partido, segundo Elton, desenha outros projetos “ousados” para 2020.

“Ao menos nas cidades que tem segundo turno no estado, ou seja: Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel, queremos construir majoritário e principalmente chapas [a vereador] para disputar nessas cidades”, afirmou, destacando que também é prioridade para o partido a disputa de majoritárias de algumas cidades pequenas.

“Principalmente um município do Centro-sul, Campina do Simão, e o outro no Norte, chamado Jataizinho. Em ambas acreditamos em grande êxito”, aposta Elton.

Oposição

O dirigente também destacou a importância de fortalecer a atuação conjunta do PCdoB com movimentos sociais. A perspectiva é ampliar as forças para lutar contra os retrocessos impostos pelo governo Bolsonaro, no plano nacional, e pelo governo Ratinho Junior (PSD), que impõe políticas neoliberais no plano estadual.

“O Ratinho não é bolsonarista, é liberal, tem uma pauta liberal e segue essa pauta. É diferente da extrema-direita que é o Bolsonaro. Vai conjugar ações próximas do grupo que a gente chama de Centrão e outras próximas ao grupo do Bolsonaro. Mas quanto ao ataque neoliberal e à retirada de direitos, como no caso da reforma da Previdência, fazemos oposição indistintamente”, ponderou.

Conheça o novo presidente do PCdoB-PR

Elton Barz é professor de História, pós-graduado em planejamento regional. Mora em Ponta Grossa, onde milita especialmente na área da Cultura. No PCdoB desde 2002, atuou como secretário de Formação em Curitiba, e como secretário de Formação, Organização e Finanças no estadual do Paraná. Também foi vice-presidente do PCdoB-PR por dois mandatos.

Saiba mais: aqui

_______________________________________________________________________________

A reportagem faz parte de uma série de entrevistas com os presidentes estaduais eleitos nas conferências deste ano e que pela primeira vez vão assumir o comando da direção estadual (CE) do PCdoB.

As matérias começam a ser publicadas nesta quinta-feira (26). Nas entrevistas realizadas com os dirigentes, eles traçam planos de gestão e apontam perspectivas de futuro do Partido Comunista do Brasil local, próximo ao centenário da legenda  partidária.

Confiram!