A admiração e gratidão pela vida de inspiração de Renato Rabelo foi lembrada por lideranças e militantes históricos de todo o país neste 22 de fevereiro de 2023. São 81 aniversários do líder partidário que atravessou diversas etapas da história política do Brasil e do mundo, sem perder a perspectiva política.

Muitos mandaram pelas redes sociais suas mensagens e vídeos ressaltando a serenidade de uma vida coerente e consistente diante da realidade concreta e complexa da política nacional.

Renato traz a solidez do olhar sobre os fatos em décadas de combates experimentados. O homem sereno diante dos fatos que nos inundam todos os dias, é aquele que olha com paciência para a História, pois sabe que o tempo não responde as nossas vontades ansiosas, mas exige muitas gerações em disputa para alcançar a vitória. Não há tempo para desesperança, mas para semear todos os dias, lutas que germinarão flores no futuro.

Cada saudação destacando o afeto, a solidariedade, a paciência e o conselho sábio, é recebida por Renato como a conquista de uma vida. É assim que ele se refere ao carinho militante todos os anos em que aniversaria. São homens e mulheres que viram nele aquilo que ele construiu em décadas de luta, atravessando tanta adversidade política. 

Renato supera as oito décadas de vida podendo celebrar a viragem histórica da derrota fascista para o que o Brasil produziu de melhor em sua trajetória política, que é a Frente Ampla do governo Lula III. Uma Frente Ampla que Renato repetiu insistentemente que seria a única saída contra Bolsonaro, quando poucos acreditavam nessa hipótese de unir tantas diferenças.

Ele sempre se orgulha de ter sido sucedido por Luciana Santos na direção partidária. Agora, se une ao orgulho de toda a militância do PCdoB com a liderança da pernambucana no Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação. Um sonho do Partido, conduzir o debate nacional sobre os rumos da ciência e do investimento no futuro do saber brasileiro. 

Junto com Luciana, tantos outros militantes que viu avolumar prestígio político, desde a juventude, se destacam na luta por um Brasil melhor, com um novo projeto nacional de desenvolvimento, pelo qual tanto luta. Como eles, muitos outros assumem mandatos e novos desafios por todo o país. Mas a busca pelo fortalecimento da base social, com protagonismo nos movimentos e comunidades, está no horizonte do Partido, como na observação aguda de Renato.

Este é o maior presente de aniversário que poderia receber neste início de ano. Quadros partidários vestindo a farda da Frente Ampla para unir e reconstruir tudo o que se perdeu em menos de uma década de desgoverno. Quadros militantes que carregam no peito a foice e o martelo, com o orgulho do Partido que sabe o que é ter cem anos de luta sempre ao lado do povo. 

Renato sempre salienta o quanto é importante a renovação de quadros. A juventude assumir papeis importantes no Partido. As novas gerações enfrentarem os desafios sem medo, pois estão de mãos dadas com gerações de comunistas que atravessaram os momentos mais difíceis da Nação. 

Veja aqui as mensagens de felicitações aos 81 anos de Renato Rabelo

Leia abaixo as manifestações que se somaram nesta quarta-feira de cinzas, 22 do 2 de 2022, em que Renato chega aos 81 anos:

Nas redes sociais, o PCdoB espalhou a mensagem de que hoje é dia de comemorar a vida de Renato Rabelo, presidente do PCdoB por 14 anos e presidente atual da Fundação Maurício Grabois. 

“Sua trajetória, desde a juventude, é marcada pelo compromisso com os interesses do Brasil e do povo brasileiro na perspectiva do socialismo. 

Ao completar 81 ano, Renato segue como exemplo de dedicação à construção e efetivação de um novo projeto nacional que possibilite ao Brasil uma escolha soberana e autônoma do seu próprio caminho de desenvolvimento rumo ao socialismo.

“O Partido Comunista do Brasil é a minha vida. Eu não posso compreender nada sem o coletivo.”, afirmou em seus 80 anos. Hoje, toda a militância comunista se congratula com mais um ano de vida deste que sempre apostou na militância e soube formar novas lideranças.

Em sua profícua trajetória, Renato demonstra capacidade de direção, serenidade, visão alargada dos desafios postos e elevado talento para formulação política. Suas palavras sempre transmitem solidez e convicção nas ideias que expressa, mas sempre aberto ao diálogo”. 

Luciana Santos, ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, festejou os 81 anos do “querido camarada”. “A ele, desejo muita alegria, muita saúde e que continue sendo esse farol para todos nós, que militamos pelas causas do povo. Tenho orgulho de dizer que aprendi muito com Renato, é a pessoa a quem posso sempre recorrer. Um gigante que tem cumprido um enorme papel na construção do PCdoB, na defesa da democracia e de nosso país. Um grande beijo!”

O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Osmar Junior, também saudou o amigo, líder e exemplo. “Tenho a honra de militar ao lado de uma figura ímpar na nossa história política. Meu amigo Renato, sinta-se abraçado neste seu aniversário de 81 anos, um grande abraço para você e para a Conchita”, disse.

Veja mais mensagens de congratulações pelo aniversário de Renato Rabelo em seu blog (1) (2) (3) (4) (5)

A União da Juventude Socialista (UJS) lembrou toda a militância jovem que, hoje é dia de celebrar a vida de Renato Rabelo. “Renato é um dos fundadores da União da Juventude Socialista, resistiu à ditadura e segue dedicando sua vida em defesa do socialismo e da democracia. Parabéns pelos seus 81 anos, Renato! Muita saúde nesse novo ciclo”.

Jandira Feghali, deputada federal pelo Rio de Janeiro, ressaltou o quanto as décadas de luta de Renato são inspiração e referência para sua geração e para as gerações mais jovens. “Você é uma pessoa que não só nos alimenta na luta política, na tática, na luta de ideias, você nos prepara para a luta ideológica do dia a dia, pensando longe, pensando lá na frente. Mas você também é uma pessoa cheia de afeto de solidariedade de amor com seus camaradas com seus parceiros e seus amigos. Vida longa para você com muita saúde, com muito amor, com muita qualidade de vida”, disse.

Daniel Almeida, deputado federal pela Bahia, também passou para dar um abraço. Disse que tem a alegria de compartilhar com Renato a amizade e a militância. “Você que é sempre esta voz presente, orientadora, que tem transmitido sempre serenidade, conteúdo que é tão importante para o nosso Partido, nossa militância, para o nosso país”. Disse ainda que, nesse momento de reconstrução do Brasil, sua voz e sua presença é muito necessária. “Te desejo energia, força e saúde”.

Perpétua Almeida, ex-deputada federal pelo Acre, disse que poucas pessoas a inspiram tanto e lhe dão tanta certeza de que “é bom lutar por um mundo melhor, com justiça social, emprego e renda”. “Você é dessas pessoas que inspiram a gente a querer ser melhor para poder mudar o mundo. Muito obrigado pela sua companhia, pelos seus conselhos. Sinto-me muito honrada e gratificada por você ser uma dessas pessoas que me orientam na vida política”, completou.

Alice Portugal, deputada federal pela Bahia, não podia deixar de desejar um feliz aniversário e dizer como Renato é importante “para todos nós”. “Nosso líder, desde a formação mais básica até as orientação mais complexas e difíceis, em momentos como esse que acabamos de viver no Brasil. Sem dúvida alguma, você terá muita saúde e alegria para continuar nos conduzindo para as batalhas nesses caminhos”. Alice ainda mandou um abraço a Conchita e aos filhos, queridos que o cercam neste momento. Ela conclui desejando “muitas vitórias pela frente, alegrias e, acima de tudo, muita saúde para continuar lado a lado, construindo um futuro luminoso para nosso país”.

Márcio Jerry, deputado federal pelo Maranhão, celebra o “grande e exemplar camarada”. “Parabéns e gratidão por tudo que representa para todos os que lutam por democracia, direitos, socialismo. Viva!”

Jô Moraes, ex-deputada por Minas Gerais, lembrou que Renato é uma figura humana que ensina que é preciso cuidar de todos. “Você é uma figura política que cria perspectivas, que pensa e traça caminhos. Você é um revolucionário socialista que nos alimenta no futuro. Você merece toda a alegria do mundo”, saudou.

Nivaldo Santana, secretário de Relações Internacionais da CTB e secretário Sindical Nacional do PCdoB, também deixou seu abraço afetuoso. “Quero cumprimentá-lo pelo aniversário e dizer que, para todos nós, do PCdoB, é uma honra e um orgulho compartilhar a militância sob a sua direção e o seu comando, sempre clarividente, sempre pensando mais e melhor no Partido. Colocando a nobre causa pela qual lutamos no centro da sua vida”, parabenizou.

O economista e diretor da Fundação Maurício Grabois, Nilson Araújo, observou que no último período, Renato atravessou um período muito difícil da vida nacional, referindo-se ao desgoverno Bolsonaro. Mesmo assim, Renato foi um grande protagonista da mudança, em sua opinião. “Para mim, tem sido de grande importância estar convivendo com você nesse período que temos trabalhado juntos. Tenho aprendido muito com você. Um grande abraço”.

Vanessa Grazziotin, ex-senadora pelo Amazonas, disse que hoje é o dia de homenagear o grande homem, que foi responsável pela formação política de muitas gerações, a dela inclusive. “Um dos homens que manteve sempre viva e elevada a bandeira do nosso partido, o PCdoB. Um partido imprescindível na luta pela emancipação popular e pela construção de uma sociedade mais justa”. Ela ressaltou a trajetória de luta de Renato Rabelo, “um brasileiro da Bahia que na década de 1960, como tanta gente que lutava em defesa da democracia, também teve que se exilar e viver na clandestinidade. Mas isso nunca o tirou da luta. Voltou ao Brasil e sucedeu João Amazonas na Presidência do nosso PCdoB. Quero dizer, Renato, que o Brasil, e nós do PCdoB, principalmente, temos muito a lhe agradecer pela sua formação política, pelo empenho que sempre dedicou ao país e ao nosso partido. Você que se manteve firme nas posições nem sempre mais fáceis, mas nas mais acertadas. Receba o meu abraço, o meu carinho e o meu reconhecimento pelos seus 81 anos, pela sua trajetória, pela sua luta. Vida longa!”