Delegação de alto nível da Rússia teria representantes do Ministério da Defesa e do Ministério das Relações Exteriores

O presidente russo, Vladimir Putin, nesta sexta-feira (255)se declarou disposto a enviar uma delegação de alto nível a Minsk, capital da Bielorrússia, a fim de negociar a pacificação da Ucrânia, anunciou seu porta-voz, Dmitry Peskov.

“Como se sabe, o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, expressou hoje sua disposição de abordar o status neutro da Ucrânia. Inicialmente, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que o objetivo da operação é ajudar as Repúblicas Populares de Lugansk e Donetsk, entre outras coisas, através da desmilitarização e desnazificação da Ucrânia. E isso, de fato, é um componente integral do status neutro”, afirmou o porta-voz russo.

Peskov observou que, conforme Putin, a delegação russa seria representada por integrantes do Ministério da Defesa, do Ministério das Relações Exteriores e da administração presidencial.

Com o objetivo de equacionar e proporcionar uma solução rápida ao conflito, o porta-voz ressaltou que o presidente russo dialogou por telefone com o seu homólogo bielorrusso, Alexander Lukashenko.

De acordo com Peskov, Lukashenko disse “estar disposto a criar todas as condições necessárias para a chegada das delegações e a garantia da sua segurança e integridade, a fim da realização das referidas negociações”.

Segundo a agência de notícias russa RIA, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também declarou estar disposto a negociar.

Apesar de acenar com o diálogo, armado pelos EUA, Zelensky propôs que a Europa tome medidas imediatas contra o povo russo, como o embargo da compra de petróleo e a expulsão do país da Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (Swift) – atualmente principal rede de pagamentos internacionais do mundo.