O presidente do PCdoB no Mato Grosso, Sérgio Negri, informou que a polícia já tem os nomes de dois suspeitos do assassinato do presidente do PCdoB de Jaciara (MT) e liderança na luta pela terra na região, Afonso João da Silva.

“Estão foragidos, acredita-se que no Mato Grosso ainda. Agora é o serviço de investigação. O secretário de segurança do estado afirmou a prioridade de resolver o caso e que não vão descansar enquanto não chegarem aos criminosos e os prenderem. Esperamos que sejam levados a julgamento o mais rápido possível”, explicou.

Negri participou, na manhã desta quarta-feira (19), em Rondonópolis, de reunião com o secretário de segurança pública do Estado, Alexandre Bustamante dos Santos, que informou sobre o andamento das investigações.

“A polícia está investigando e acredita que vai dar solução em curto espaço de tempo”, afirmou Bustamante em coletiva de imprensa após a reunião.

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos Junqueira de Araújo, conhecido como Zé do Pátio (Solidariedade), também falou da expectativa de resolver o crime em curto espaço de tempo e enalteceu a figura de Afonso como “um amigo pessoal e homem íntegro”, vítima de um “crime bárbaro”.

Crime

Afonso foi assassinado no último sábado (15), na cozinha de casa, com tiros disparados pela janela, enquanto tomava café. Negri explicou que a família estava fora: as crianças em Jaciara e a esposa em Cuiabá. Ela também é militante por reforma agrária e participava de reuniões sobre o assentamento e a situação das famílias do Acampamento União da Vitória, que ocupa terras da falida Usina Pantanal, onde viviam.

O lutador do campo Afonso João da Silva deixa esposa e cinco filhos: dois adultos e três crianças de 13 anos, 7 e um bebê de pouco mais de 1 ano de idade. Presidente do PCdoB em Jaciara, cidade a 130km de Cuiabá, Afonso foi candidato a vereador pelo partido nas eleições de 2016.

Pesar

Diante da notícia do assassinato, a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, em nome da legenda, exigiu apuração rigorosa dos fatos e prestou solidariedade à família, aos dirigentes e aos militantes sociais pela terra, por meio de nota emitida na última segunda-feira (17).

“Reverenciamos sua memória, seu legado em prol da luta pelos dos direitos do povo e expressamos nossos sentimentos e solidariedade à família do camarada Afonso”, diz a nota.

Também na segunda-feira (17), lideranças dos partidos que formam o “Bloco Democrático e Popular” realizaram um minuto de silencio em homenagem a Afonso e assinaram uma nota exigindo apuração do crime.

“Afonso João era um destacado dirigente a Luta pela Reforma Agrária e também era o presidente do PCdoB daquele importante município. Ao mesmo tempo, exigimos que as autoridades constituídas apurem com rigor e agilidade esta tragédia, prenda, processe e condene exemplarmente os executores e possíveis mandantes”, diz o documento assinado pelos membros do bloco: Solidariedade, PSB, PT, PV, Rede, Pros.