Perpétua Almeida: Forças Armadas não são "Posto Ipiranga"

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) criticou, por meio das redes sociais, a solução dada pelo governo Bolsonaro para diminuir a fila de quase 2 milhões de processos parados
no INSS. Ela colocou em cheque a efetividade da contratação de 7 mil militares da reserva e concluiu que “ Bolsonaro demonstra não entender mesmo o papel das Forças Armadas”.

Por outro lado, a parlamentar sugeriu a realização de concurso provisório para resolver o problema do INSS e, ao mesmo tempo, atender os jovens que enfrentam o desemprego.


Entenda

Em nota, a secretaria de Previdência e Trabalho informou que a longa fila com milhares de processos começou a se formar em 2018, sem explicar o porquê. A reportagem do jornal O Globo, contradiz a nota: informa que o sistema da Previdência não teria sido atualizado depois da reforma, de modo que os benefícios não estão sendo concedidos e se acumulam no órgão desde o ano passado.

A solução dada pelo governo – contratar 7 mil reservistas provisoriamente – custará R$ 14,5 milhões por mês. O valor inclui a gratificação dos militares – que, por lei, equivale a 30% adicionais sobre a aposentadoria na reserva. A expectativa é de que a fila seja normalizada em até 6 meses a partir da contratação.