Perpétua exige providências: "Estado brasileiro deve ser responsabilizado e se comprometer com soluções para esse grave problema"

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) ajuizou representações no Ministério Público Federal, e também no Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), cobrando providências dos governos diante da epidemia de dengue no estado. O Ministério da Saúde calcula que houve um aumento de 114% nos casos confirmados no ano passado, em comparação com 2018. Apesar de denúncias da deputada no parlamento em 2019, nada foi feito.

“Essa situação poderia ter sido evitada se o Governo Federal não tivesse deixado faltar o principal inseticida utilizado no combate ao mosquito Aedes aegypti, popularmente conhecido como fumacê. E por outro lado, se o próprio governo do Acre e as prefeituras do Estado tivessem se mobilizado para cobrar do governo federal a compra do inseticida e ou repor o estoque em falta”, afirmou a deputada acreana, conforme o jornal Juruá em Tempo.

Perpétua acredita que houve descaso e falta de planejamento por parte da União, do Governo Estadual e das prefeituras: “Todos sabemos do período de maior rigor do inverno amazônico, com as fortes chuvas, que é quando o trabalho preventivo e ostensivo para evitar o alastramento das larvas e mosquitos deveria ser intensificado”.

No documento que levou ao MPAC e ao MPF, a parlamentar chamou atenção para a situação principalmente de Cruzeiro do Sul. Segundo os dados obtidos por ela, são mais de 3,8 mil casos notificados, inclusive na forma mais grave, que é a dengue hemorrágica.

Segundo reportagem do portal G1, recentemente foram confirmadas duas mortes por dengue no município e mais uma está em investigação. Se confirmada, será o terceiro óbito em menos de dois meses.

“Diante dos fatos aqui expostos, solicito intervenção do Ministério Público Estadual para que sejam tomadas as providências cabíveis de forma que o Estado brasileiro, na plenitude dos seus entes federal, estadual e municipal, possa ser comprometido e responsabilizado no enfrentamento e nas soluções desse grave problema”, concluiu Perpétua.

A deputada anexou à representação vários recortes de matérias de jornais, sites e ainda uma infinidade de postagens das redes sociais nas quais doentes de Assis Brasil, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul pedem socorro e comentam o drama que estão vivendo com a doença se alastrando.