Destaques do serviço médico da China carregam a tocha olímpica

Começou o revezamento da tocha olímpica em Pequim 2022 na quarta-feira (2) e deve durar até sexta-feira, quando haverá a abertura dos Jogos de Inverno. A tocha será passada pelas três zonas anfitriãs – a cidade de Pequim propriamente dita, o distrito de Yanqing de Pequim e Zhangjiakou, da província vizinha de Hebei.

Cerca de 130 pessoas, incluindo lendas do esporte, médicos cientistas – heróis anticovid – e especialistas em naves espaciais, participam do revezamento, com idades entre 41 e 80 anos.

As três Vilas Olímpicas abrem oficialmente suas portas para atletas de todo o mundo na quinta-feira. A vila de Pequim abrigará predominantemente atletas que competem em esportes como patinação.

Os organizadores dos Jogos Pequim 2022 fizeram questão de homenagear os profissionais da saúde, cuja dedicação foi imprescindível para o enfrentamento da pandemia e também para permitir a realização em condições tão difíceis das Olimpíadas de Inverno.

Zhang Boli, 73 anos, acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia e chefe da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Tianjin (MTC), que desempenhou importante papel na luta contra a Covid-19 em Wuhan, segurou a chama, percorrendo o Olympic Forest Park antes de passar a tocha para Tong Zhaohui, outro importante conselheiro médico no enfrentamento do surto em Wuhan.

“É glorioso participar do revezamento da tocha como representante dos trabalhadores médicos e ver a confiança das pessoas e o reconhecimento do nosso trabalho”, disse Tong, que é médico-chefe do departamento de medicina respiratória do Hospital Chaoyang de Pequim, ao jornal Global Times.

Ele riu de si mesmo como um esquiador iniciante, acrescentando que “com a cooperação dos trabalhadores antiepidemia e equipe médica a bolha de circuito fechado funciona muito bem”.

Zhang, que revelou que participou da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, disse que está feliz por Pequim, a primeira “cidade olímpica dupla” de todos os tempos.

“A China mostrará como lutou contra a epidemia para participantes olímpicos estrangeiros, que podem dizer a outros por que a China teve sucesso”, disse Zhang ao Global Times. “Acho que será instrutivo para muitos estrangeiros”.

As medidas rígidas implantadas para os Jogos de Pequim 2022 foram elogiadas por Thomas Weikert, o recém-eleito presidente da Confederação Alemã de Esportes Olímpicos.

“Se você olhar para o sistema do circuito fechado e como ele foi melhorado após as experiências dos Jogos de Tóquio, estou bastante confiante de que, assim que entrarmos no circuito, teremos a oportunidade de nos concentrar no esporte”, disse o ex-presidente da associação alemã de tênis de mesa.