Prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB-SE), de Aracaju, é o que mais cumpre promessas entre os gestores das capitais nordestinas

Edvaldo Nogueira (PCdoB-SE) é, pela terceira vez, o prefeito do Nordeste que mais cumpriu promessas, segundo levantamento realizado pelo G1, portal de notícias da Rede Globo. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (2). Em três anos de administração, dos 55 compromissos considerados para o ranking, Edvaldo já honrou integralmente 41% deles, o que o coloca na primeira colocação entre os gestores municipais das nove capitais nordestinas. O índice de Edvaldo é superior à média nacional, que foi de 39%.

“É motivo de grande satisfação ver que mantivemos a primeira colocação neste ranking do G1. Desde o primeiro ano do governo, trabalhamos incansavelmente a partir daquilo que nos comprometemos com os aracajuanos. Elaboramos um Planejamento Estratégico extremamente coerente com o que falamos na campanha e temos atuado a partir disso. O resultado está colocado neste levantamento do portal da Rede Globo, mas, principalmente, na vida da nossa cidade. Todos se lembram como estava Aracaju ao final de 2016, com problemas em todas as áreas. Hoje, a cidade está transformada, com seus serviços funcionando plenamente, e com um amplo programa de obras em andamento”, afirmou Edvaldo.

De acordo com o levantamento, das 55 promessas de Edvaldo, 21 já foram cumpridas integralmente (41%), enquanto outros nove compromissos já foram honrados em parte (18%). Se comparado ao primeiro ano de mandato do prefeito, a evolução apresentada em todos os índices é considerável. Ao final de 2017, a gestão de Aracaju possuía 11 promessas cumpridas. Hoje, já são 21. Também houve avanços nas propostas que começaram a ser realizadas, uma vez que eram seis, no primeiro ano, e agora são nove. As promessas que ainda não foram alcançadas eram 34 e caíram para 21. Todos estes dados comprovam os esforços da atual administração para honrar com os compromissos firmados com a população no Plano de Governo escolhido nas urnas. [Foto: Marcelle Cristina]

O ranking nacional do G1 também demonstra que a gestão de Edvaldo se apresenta acima da média entre as administrações do país.  Segundo o levantamento, ao final do terceiro ano de mandato, os prefeitos das capitais brasileiras cumpriram 39% dos compromissos firmados em campanha. O prefeito de Aracaju, no entanto, inicia o quarto ano de administração municipal com 41% das promessas concretizadas.

Promessas cumpridas

Entre as ações realizadas estão a revogação do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU); a criação do Gabinete de Gestão de Crises; o pagamento em dia dos salários dos servidores municipais; a adoção de um Plano de Metas com alcance para quatro anos, o Planejamento Estratégico; a reestruturação das unidades básicas de saúde; a reforma e ampliação das escolas municipais; a ampliação da cobertura de crianças em idade pré-escolar [Foto: André Moreira] ; a formalização de convênio com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para compartilhamento de câmeras e a execução do Programa de Recapeamento Asfáltico.

Também foram incluídos na lista a criação do Conselho Municipal de Turismo; a oferta de cursos de mediação de conflitos para a Guarda Municipal; a implantação do atendimento de saúde domiciliar; a ampliação da capacidade do Centro de Especialidades Odontológicas e das Equipes de Saúde Bucal (ESB);  a implantação de um sistema de monitoramento remoto do sistema de iluminação; a expansão do projeto Academia da Cidade; a formalização de parcerias para a inserção de estagiários universitários na rede de educação infantil; a implantação da Diretoria de Direitos Humanos; a implantação do Cadastro Único Móvel e a criação do sistema e de Conselhos Municipais de Política de Promoção da Igualdade Racial.

Quanto às promessas realizadas parcialmente, o portal elencou a integração do prontuário eletrônico do paciente com a rede de saúde; a reforma dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); a recuperação e ampliação das ciclovias; a retomada do Projeto de Mobilidade Urbana e o resgate de eventos como o Projeto Volta Ciclística de Aracaju e torneios de bairros. Também apontou a implantação do projeto A Orla é Nossa; a criação do Conselho Municipal de Política Cultural; a ampliação de investimentos nas bibliotecas municipais e a universalização do acesso e permanência da educação infantil e no ensino fundamental.

“Encontramos Aracaju no primeiro dia de mandato tomada de lixo, com os serviços públicos paralisados e a gestão municipal afundada em dívidas. Passados 36 meses, a situação vivida é completamente diferente. Fizemos uma grande mudança e, neste tempo, Aracaju se transformou. Hoje somamos 41 salários pagos aos servidores municipais, chegamos a 45 mil toneladas de asfalto aplicados nas vias [Foto: André Moreira], melhorando sensivelmente a mobilidade urbana, e retomamos a limpeza pública de qualidade”, destacou o prefeito.

Edvaldo ainda pontuou avanços significativos em áreas essenciais: “Na Educação implantamos a matrícula online, restabelecemos a merenda escolar, iniciamos reformas e construções de escolas e estamos avançando. O mesmo acontece com a Saúde, onde implantamos o prontuário eletrônico e já sentimos a diferença. Também melhoramos os atendimentos nas unidades básicas, nas urgências e emergências, reabastecemos as farmácias básicas, entre muitas outras melhorias. A cidade voltou a ter autoestima em nossa gestão”.

O prefeito também enfatizou o grande volume de obras em execução na cidade.  “A cidade se tornou um verdadeiro canteiro de obras. Hoje, em qualquer bairro carente da cidade que se vá, há obras sendo realizadas pela Prefeitura. Estamos trabalhando por todos, mas especialmente pelos que mais precisam. Temos intervenções da zona Norte à zona Sul, transformando diversas regiões, mas focando nas áreas mais necessitadas”, frisou.

Nordeste

De acordo com o ranking, Edvaldo ocupa o 1º lugar da lista entre os prefeitos das capitais do Nordeste com 41% promessas de campanha cumpridas. O prefeito divide a primeira colocação com a gestão de Salvador, que também possui 41%. Em segundo lugar ficou a administração municipal de Natal, com 37%, seguida pela gestão de João Pessoa, na 3ª, com 36%. Já a 4ª e 5ª colocações ficaram para os prefeitos de Fortaleza (33,3) e São Luíz (27%), respectivamente. A gestão de Maceió ocupa o 6º lugar, com 25,5% e  a de Teresina o 7º, com 20%. A oitava colocação ficou para Recife (18%).