Os 102 anos do PCdoB será celebrado nesta quarta-feira (20) durante sessão especial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a partir das 14h, no Plenário 20 de Setembro. A solenidade é uma proposição da deputada estadual comunista Bruna Rodrigues e celebrará a história de lutas do partido mais antigo do país em atividade.

Durante a solenidade, a deputada estadual Bruna Rodrigues conduzirá, durante 20 minutos, o ato em homenagem ao partido, que contará com parlamentares, representações institucionais e dirigentes locais tais como os vereadores do PCdoB  de Porto Alegre, Abigail Pereira e Giovani Culau; os presidentes estadual e municipais de Porto Alegre e Caxias do Sul, Antônio Augusto Medeiros, Silvana Conti e Assis Melo, bem como os ex-deputados estaduais Jussara Cony e Raul Carrion.

Fundado em 25 de março de 1922, o PCdoB é um instrumento de organização da luta da classe trabalhadora e da luta por igualdade e justiça. Passou boa parte da sua existência na clandestinidade — o período mais recente foi durante a ditadura militar de 1964, momento em que perdeu dezenas de militantes, a maioria morta pelos agentes do regime durante a Guerrilha do Araguaia. Desde 1985, o partido goza do seu maior período na legalidade.

O PCdoB tem tido papel central na luta pelo desenvolvimento nacional soberano, com distribuição de renda e garantia de direitos a todos e todas, participou dos governos Lula e Dilma Rousseff e, atualmente, faz parte da frente ampla de sustenção do terceiro mandato do presidente. Entre os comunistas que compõem o governo está Luciana Santos, presidenta do PCdoB, titular do ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Com informações do mandato de Bruna Rodrigues

(PL)