José do Nascimento Coelho, ex-presidente do Sindicato dos Comerciários de Campina Grande, dirigente estadual e vice-presidente municipal do PCdoB.

O PCdoB de Campina Grande (PB) emitiu nota de solidariedade, na última quinta-feira (10),  em apoio ao atual diretor e ex-presidente do Sindicato dos Comerciários de Campina Grande, dirigente estadual e vice-presidente municipal do PCdoB, José do Nascimento Coelho, de 62 anos, que foi agredido com uma “gravata” por um guarda municipal e expulso da sessão especial que tratava do novo sistema de transporte público.

Em nota, a presidente municipal da sigla, Glauce Jácome, afirma ser “intolerável que neste momento da história, atos como este aconteçam no interior de uma Casa Legislativa. É inconcebível que a tirania e a violência sejam os recursos daqueles que não possuem argumentos para o debate democrático. É terrível constatar que a ignorância e a intolerância se tornaram, a partir de um líder nacional, um movimento geral nos espaços públicos!”

A nota afirma ainda que o “PCdoB não se calará diante de tamanho retrocesso. A Casa de Félix Araújo merece nosso respeito e não pode se apequenar, retrocedendo em sua tradição democrática pelas condutas e posturas de alguns atuais parlamentares.”

Leia na íntegra:

Nota de solidariedade ao camarada José do Nascimento Coelho e repúdio a atos agressivos à democracia

O PCdoB vem a público manifestar absoluta solidariedade ao camarada José do Nascimento Coelho, filiado e militante do partido há 32 anos, por agressão sofrida no dia de hoje por um membro da Guarda Municipal na Câmara Municipal de Campina Grande e censura por parte do parlamento, notadamente pela direção dos trabalhos relativos a Audiência Pública sobre Transporte Coletivo na cidade.

A fala é um direito constitucional garantido a todos os cidadãos e cidadãs. A liberdade de expressão é uma garantia estabelecida pelo Estado Democrático de Direito, com o advento da Constituição Federal de 1988. Notadamente, no contexto de uma Audiência Pública, o pronunciamento cidadão e popular é algo que merece e precisa ser preservado.

O camarada Coelho se posicionava no dia de hoje (10/03/2022) na tribuna em defesa do seu partido, lamentando a posição de alguns parlamentares – que na mesma semana haviam atacado o PCdoB durante uma sessão plenária presencial e também transmitida pela internet, com afirmações como “o presidente espiritual do PCdoB é Lúcifer” e acusações do tipo “o PCdoB, uma vez suspeitando, mandava matar aqueles companheiros que traíssem suas bandeiras de luta” – quando teve seu microfone desligado e momento seguinte, passou a sofrer concretamente agressão física por um membro da Guarda Municipal de Campina Grande, convocada por alguns vereadores para fazer as vezes de agentes de repressão política, desviando de sua função que é proteger o patrimônio público.

É intolerável que neste momento da história, atos como este aconteçam no interior de uma Casa Legislativa. É inconcebível que a tirania e a violência sejam os recursos daqueles que não possuem argumentos para o debate democrático. É terrível constatar que a ignorância e a intolerância se tornaram, a partir de um líder nacional, um movimento geral nos espaços públicos!

O PCdoB não se calará diante de tamanho retrocesso. A Casa de Félix Araújo merece nosso respeito e não pode se apequenar, retrocedendo em sua tradição democrática pelas condutas e posturas de alguns atuais parlamentares.

Toda solidariedade ao camarada Coelho. O Partido adotará providências políticas e jurídicas para que essa situação não fique impune. Viva a democracia e viva a nossa história, que não será apagada ou corrompida.

A Direção do PCdoB em Campina Grande
Glauce Jácome – Presidenta