Jandira Feghali é candidata a reeleição
Neste domingo (5), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizou sua Convenção Eleitoral Estadual no Rio de Janeiro e aprovou a candidatura de Leonardo Giordano ao Governo do estado. Entretanto, os comunistas reiteraram que o Partido segue sua luta – até o último dia – pela unidade das forças progressistas, patrióticas e populares no Rio e no Brasil.

A Convenção – que aconteceu no salão nobre da Associação dos Empregados do Comércio, no centro da capital fluminense – também referendou a decisão nacional que confirmou a candidatura de Manuela d’Ávila à presidência da República e aprovou as chapas de deputados (as) federais e estaduais do PCdoB-RJ. A aprovação do Regimento e da Resolução foi por aclamação, evidenciando a unidade do Partido.

Leonardo Giordano reafirmou sua honra por ter sido escolhido pelo PCdoB como candidato ao Governo e reforçou que a unidade do campo progressista segue sendo o caminho prioritário do Partido:

“É uma honra ter sido escolhido pelo nosso Partido como candidato ao Governo do estado do Rio de Janeiro. Nós já visitamos vários municípios, dialogamos muito com a militância, enfrentamos debates públicos e respondemos em todos os lugares com posições decididas coletivamente pelo PCdoB, que é um partido vivo. Foi uma honra ter visitado várias bases do PCdoB, universidades, escolas, ter estado nas ruas com a população, visitando as cidades, interiorizando nossa então pré-campanha e fortalecendo nosso Partido. Esse trabalho de construção me ensinou muito e me preparou ainda mais para hoje estar aqui verbalizando a ideia de unidade que o PCdoB ainda acalenta, e pela qual lutará junto aos demais partidos de nosso campo. Porque não é da tradição do nosso Partido simplesmente marcar posições. Nossa tradição é inclinar o povo na vanguarda da vitória para derrotar os golpistas e os entreguistas, e levar o Rio de Janeiro a outro ciclo de desenvolvimento”.

A deputada federal comunista e candidata à reeleição, Jandira Feghali, também fez questão de ressaltar o compromisso do PCdoB com a unidade do campo popular. “O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) foi o que mais lutou pela unidade. Mas, lamentavelmente, nós não conseguimos juntar a esquerda no Brasil. Temos que lamentar que essa compreensão não valeu para todas as forças. É preciso valorizar a grandeza, a capacidade, e a luta política da direção nacional e estadual do Partido, bem como, de Manuela d’Ávila e Leonardo Giordano que foram verdadeiros peregrinos que vocalizaram a ação política pela unidade, reafirmando sempre que nunca seriam obstáculo para a unidade, e que estariam dispostos a abrir mão de suas candidaturas para que a esquerda se una em frente ampla”.


Enfermeira Rejane, deputada estadual do PCdoB que também concorre à reeleição, valorizou a candidatura de Manuela e destacou a defesa da unidade construída pelo Partido:

“Temos nossa liderança nacional, Manuela d’Ávila, uma candidatura com a cara do PCdoB. Muito nos orgulha essa mulher guerreira que está defendendo a unidade dos Partidos políticos em torno de uma candidatura que salve nosso país, que o coloque no rumo certo e que enfrente as forças reacionárias que querem permanecer no poder para continuar tornando o Brasil um curral dos Estados Unidos”.

João Batista Lemos, presidente estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), ressaltou a força e a unidade do Partido. Segundo o líder comunista, “no PCdoB nós temos unidade, aqui o projeto é um só. O projeto é fortalecer o Partido e mudar o Rio de Janeiro, é derrubar o Pezão e construir um novo Governo que defenda os interesses do povo. O projeto e derrubar Temer e derrotar seus aliados da direita, abrindo condições para um novo Governo que retome o desenvolvimento do nosso país com soberania nacional, com democracia, e com a garantia dos direitos do povo”.

Confira na íntegra a Resolução da Convenção Eleitoral Estadual do PCdoB-RJ:

A Convenção Eleitoral Estadual do Partido Comunista do Brasil no Estado do Rio de Janeiro, realizada no dia 05 de agosto de 2018, no Salão Nobre da Galeria dos Empregados do Comércio, no município do Rio de Janeiro, decide:

  1. Referendar a decisão da Convenção Nacional do PCdoB, realizada em 1º de agosto de 2018, que confirmou a candidatura de Manuela D’Ávila à Presidência da República;
  1. Aprovar a candidatura de Leonardo Giordano ao governo do estado do Rio de Janeiro;
  1. Aprovar a plataforma do PCdoB-RJ, intitulada “Unidade por um Rio Democrático, Desenvolvido e de Paz”;
  1. Aprovar as candidaturas apresentadas a esta Convenção a deputado e deputada federal do PCdoB no estado do Rio de Janeiro;
  1. Aprovar chapa própria de candidaturas a deputado e deputada estadual apresentada a esta Convenção;
  1. Orientar todas as direções municipais a construírem uma campanha vitoriosa, tomando todas as iniciativas políticas e de finanças possíveis para fortalecer as candidaturas do partido;
  1. Delegar poderes expressos à Comissão Política Estadual do PCdoB-RJ para atualizar essas resoluções, adequando-as aos novos fatos, celebrando coligações, promovendo a consolidação das nominatas, podendo, inclusive, promover a escolha e substituição de candidatos, tratar das desistências, da ocupação de vagas remanescentes, da atualização de numeração, assim como do plano de campanha eleitoral, de acordo com as necessidades políticas e de acordo com a legislação vigente;
  1. Autorizar expressamente os(as) delegados(as) do PCdoB registrados perante o TRE-RJ a assinarem os documentos necessários referentes aos registros de candidaturas, bem como praticar os atos para obter certidões e documentos necessários para promover os registros dos candidatos.

Rio de Janeiro, 5 de agosto de 2018