A Secretaria Nacional das Mulheres do PCdoB vai lançar, nos dias 15 e 16 de dezembro de 2023 (sexta e sábado), na cidade de São Paulo, a Caravana Mulheres pelo Brasil – Por um país com equidade e mais mulheres na política. Para marcar o pontapé inicial, será realizado um Seminário no qual será apresentado o conceito e a dinâmica da iniciativa inédita que percorrerá sete estados, contemplando todas as regiões do país, entre os meses de março e julho de 2024. 

A programação do Seminário inclui apresentações culturais, encontros de confraternização, lançamento de livros e mesas de debate. Algumas das atrações convidadas são: o grupo de maracatu Baque Mulher São Paulo, o grupo de samba e pagode Preta Batuque, a cantora Izandra Machado, o Slam das Minas e a sambista e deputada estadual Leci Brandão. A atividade contará também com a presença da presidenta do PCdoB e ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, além de outras parlamentares, vereadores e representantes de organizações e partidos políticos.  

Os dois dias do Seminário serão realizados no Hotel San Raphael, que fica no Largo do Arouche, 150, no Centro de São Paulo. É necessário fazer a pré-inscrição PREENCHENDO O FORMULÁRIO, AQUI

Todas as atividades são gratuitas

SOBRE A CARAVANA

A Caravana Mulheres pelo Brasil – Por um país com equidade e mais mulheres na política é uma mobilização em formato itinerante que percorrerá as cidades de Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE), Goiânia (GO) e Manaus (AM) para realizar encontros, atividades culturais, cursos e oficinas, debates e trocas de experiências com objetivo de incentivar a participação das mulheres na política.Trata-se de uma ampla mobilização de formação e organização sobre os principais desafios da luta feminista no atual contexto do país. 

A Caravana Mulheres pelo Brasil é idealizada pela Secretaria Nacional de Mulheres do PCdoB. O projeto terá embaixadoras de diferentes estados para representar a diversidade da composição de mulheres no PCdoB.

“Após um ciclo de anos trágicos para a vida e a democracia, o tempo agora é de reconstruir o Brasil, principalmente sob a perspectiva da participação e protagonismo das mulheres em espaços de poder e decisão, tanto no Executivo, no Legislativo, como em outras instâncias a exemplo do Judiciário e do movimento social”, destaca a secretária nacional de Mulheres do PCdoB, Daniele Costa. “A Caravana  surge para socializar e multiplicar conhecimentos e estratégias para a emancipação das mulheres, a conquista da equidade de gênero, do protagonismo social e dos direitos iguais para todas as  pessoas”, completa Daniele, que é também vice-presidenta do PCdoB na Bahia.

Com a Caravana, as trabalhadoras, estudantes, mães e militantes se colocam na linha de frente com objetivo de percorrer o Brasil para incentivar e apoiar outras mulheres a combater o machismo na política e lutar pelos espaços que também lhe pertencem. Uma construção  coletiva, um preparo a muitas mãos, com mulheres lado a lado dos homens construindo o país com democracia, equidade de gênero e bem estar para toda a gente brasileira.

Mulheres unidas com  lutas entrelaçadas de ponta a ponta do Brasil!