O PCdoB de Florianópolis realizou no último sábado ( 9), sua 19ª Conferência Municipal. O evento, que contou com a presença de número expressivo de militantes comunistas da capital catarinense, foi precedido por uma série de debates realizados durante o mês de outubro.

Nesses encontros, lideranças locais do partido debateram ao menos cinco eixos temáticos que serão considerados na construção de um plano de governo para Florianópolis: desenvolvimento econômico e social, sustentabilidade e mobilidade, justiça e cidadania, educação, ciência e tecnologia e, saúde e saneamento.

A Conferência teve em sua abertura com um ato politico com a participação de pelo menos cinco partidos: PT, PSOL, PDT, REDE e PSB e de vereadores aliados. Florianópolis vive um momento ímpar na cena política nacional: PCdoB, PT, PSOL, PDT, PCB e REDE vêm conversando a mais de uma ano sobre a possibilidade de construção de uma ampla aliança, visto que este conjunto de partidos já governou a cidade na década de 1990.

Ápice da conferencia foi a indicação de Janaina Deitos como pré-candidata à Prefeitura local e apresentação de sua nominata de pré-candidatos a vereador(a), demonstrando a necessidade de o PCdoB reconquistar a cadeira que teve na Câmara de Vereadores por mais de vinte anos.

Mandatos coletivos e compartilhados
PCdoB de Florianópolis aprovou resolução em que se propõe a construir mandatos de vereador de forma coletiva e compartilhada, dando mais dinamismo e arejamento na política, possibilitando o rodizio entre eleitos e suplentes. Será uma forma moderna de fazer política, que se coloca à altura do momento político que estamos vivendo, onde a população quer ter o direito e a possibilidade de sugerir, acompanhar e participar dos mandatos de seus representantes, valendo-se das redes sociais e das modernas ferramentas de comunicação e interação com a população, para apresentar sugestões e prestar contas aos eleitores.

Confira nas imagens: