Para além do âmbito nacional, o PCdoB também vem debatendo a federação partidária e as eleições de 2022 no nível local, buscando construir a aliança com PT, PSB e PV como forma de fortalecer o campo popular e progressista e impor derrota a extrema-direita. Reuniões têm sido realizadas pelo país e aos poucos os cenários locais vão se definindo.

Resolução aprovada pelo Comitê Central no último dia 12 de fevereiro aponta que depois de meses de diálogo com as legendas progressistas e várias mesas de trabalho, o Comitê Central do PCdoB indica seguir avançando, no sentido da conclusão de uma Federação que envolva PT, PCdoB, PSB e PV. “E sublinha a importância de manter as conversações com Psol, Rede e outras legendas, cultivando, respeitosamente, a possibilidade de integrá-las”.

Nos estados, o PCdoB vai dando os desdobramentos locais a partir desta diretiva geral — uma vez que a federação precisa ser reproduzida em todos os níveis —, levando em conta os melhores cenários para o fortalecimento do campo progressista que possa configurar a mais ampla unidade popular.

Vários estados iniciaram essas tratativas. O Portal PCdoB destaca, nesta primeira reportagem sobre o tema estadual, como estão a movimentação da construção da federação.

Bahia

Houve reunião entre PCdoB, PT e PSB na Bahia para tratar das condições locais de cada sigla para a formação da federação. “Temos avançado muito nesta construção, sobretudo nos diálogos entre o PCdoB, PT e o PV. Com o PSB as tratativas também têm avançado e nossa expectativa é bastante positiva” afirmou Davidson Magalhães, presidente do PCdoB-BA, ao site BNews. Também foi colocado que lideranças das três legendas têm mostrado entusiasmo com a possibilidade de união entre os partidos de esquerda.

Éden Valadares (PT), a deputada federal Lídice da Mata (PSB) e Davidson Magalhães (PCdoB) se reúnem na Bahia. Foto: divulgação

Espírito Santo

Houve reunião entre representantes das direções estaduais do PCdoB e do PSB do Espírito Santo sobre o tema na última sexta-feira (18). Conforme informou o secretário estadual de Organização do PCdoB-ES, Claudio Machado, “o diálogo abrangeu questões políticas, orgânicas e operacionais inerentes ao funcionamento da federação no Espírito Santo, além de avançar em questões relacionadas às próximas eleições”. Nesta semana, devem ocorrer reuniões do  mesmo tipo com o PV e o PT.

Claudio Machado, secretário de Organização; Neto Barros, presidente estadual; Ronaldo Barboza, secretário de Relações Institucionais e Jonas de Paula, secretário sindical e Namy Chequer, ex-vereador e presidente da capital.

Goiás

Também em Goiás, o PCdoB tem desdobrado as conversas sobre a federação.  “Tenho auxiliado nesta construção e acredito que a federação é um instrumento democrático e estratégico para o campo da esquerda, que tem a candidatura do ex-presidente Lula à frente das pesquisas”, declarou Isaura Lemos, presidenta estadual do PCdoB e ex-deputada estadual.

Ex-vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) e a ex-deputada Isaura Lemos (PCdoB). Foto: Divulgação

Paraíba

Dirigentes políticos se reúnem na Paraíba. Foto: divulgação 

Dirigentes do PCdoB da Paraíba se reuniram no último sábado (19) com o governador do estado João Azevêdo (Cidadania) para discutir o cenário da aliança para as eleições 2022 e o apoio à sua reeleição. Em entrevista a uma rádio local na sexta-feira (18), o deputado estadual Inácio Falcão, do PCdoB, declarou: “Estive em reunião com a presidente nacional do partido, Luciana Santos, e ela reafirmou o apoio do partido à base do governador João Azevêdo, que é muito leal a todos os que o apoiam”.

Paraná

Dirigentes políticos se reúnem no Paraná. Foto: divulgação 

Reunida no sábado (19), a Comissão Política do PCdoB do Paraná tratou do projeto político local e o cenário nacional. Segundo a direção comunista no estado, o foco central é o apoio à candidatura do ex-senador Roberto Requião (sem partido) ao governo do Paraná e priorizar a conquista de uma cadeira do PCdoB a deputado federal. Como parte dessas movimentações, o partido está filiando o ex-deputado do PT, Assis do Couto, e em breve, novas reuniões e encontros acontecerão para definir melhor os rumos no estado.

Rio Grande do Norte

A resolução política aprovada pelo PCdoB do Rio Grande do Norte (aqui), ocorrida no sábado (19), reiterou que “o PCdoB está empenhado e persegue a construção de uma federação de partidos que seja a mola propulsora da vitória nas eleições de outubro próximo e do processo de reconstrução do Brasil. No RN, em consonância com a agenda nacional, daremos continuidade às conversações com os partidos PT, PSB e PV, em busca de construir ações conjuntas relacionadas à agenda eleitoral”.

Com base nessa orientação, representantes do PCdoB vêm se reunindo com as demais legendas. “O esforço é o de criar um ambiente favorável entre nós com vistas à formalização nacional da federação. Além da concordância da importância da federação, há uma convergência entre todos em torno da reeleição da governadora Fátima Bezerra e a do presidente Lula”, explicou ao Portal PCdoB, o presidente do partido no estado, Divanilton Pereira. Porém, destacou, é preciso “considerar mais os instrumentos que favoreçam uma gestão efetivamente democrática na federação, evitando assim, a possibilidade de algumas imposições políticas”.

Dessa forma, entre os dias 9 e 10 de fevereiro deste ano, dirigentes do PCdoB-RN estiveram reunidos “com os potenciais partidos que podem fazer parte da Federação que ora articulamos, o PT, o PSB e o PV”, afirmou Divanilton.

 

Por Priscila Lobregatte 

Com agências e comitês estaduais