A deputada estadual Olivia Santana é pré-candidata à prefeitura de Salvador, Bahia | Foto: Uise Epitacio

No ato político que marcou a abertura da Conferência Municipal do PCdoB de Salvador, Bahia, nesta sexta-feira (27), a deputada estadual Olivia Santana foi reafirmada como pré-candidata à prefeitura da cidade. O evento, que contou com a participação de dirigentes, filiados, parlamentares e militantes de diversos partidos, incluindo o PT e o PSB, teve como destaque a defesa do nome de Olivia e a importância de uma candidatura unificada no campo da esquerda. A atividade aconteceu no teatro da Faculdade Visconde de Cairú, no bairro dos Barris.

Durante o evento, Aladilce Souza, que agora deixa o cargo de presidente do partido no município, fez um balanço de sua gestão, destacando os desafios enfrentados durante a pandemia e a luta contra a ultradireita no poder. Ela ressaltou a importância de derrotar o bolsonarismo nas urnas em 2022 e de dar continuidade ao governo democrático na Bahia. “O povo brasileiro e o PCdoB foram à luta e de lá para cá nossa atitude é de sustentação do governo Lula. Nós derrotamos Bolsonaro, mas o Bolsonarismo está aí, atuando no Congresso e se expressando através do ódio, do conservadorismo e das teses mais absurdas e retrógradas. Aqui na Bahia elegemos um governo democrático pela quinta vez”, disse.

Aladilce também enfatizou a necessidade de romper o ciclo de pobreza sustentado “pelas gestões carlistas” em Salvador e destacou Olivia como a candidata mais comprometida para esse desafio. “Essa cidade querida, a primeira capital do país, é muito pobre e vem sendo comandada há anos pelas mesmas elites, pelas mesmas famílias. O PCdoB possui atuação em diversos espaços sociais e precisamos encarar o desafio de vencer as eleições na cidade. E Olívia tem toda legitimidade, qualificação, experiência e trajetória política para representar a Federação e a base do governo”, afirmou.

Leia também: Jurandir Santana é eleito presidente do PCdoB de Salvador

O vice-presidente do PCdoB na Bahia, Geraldo Galindo, elogiou a atuação do partido na cidade e a capacidade política da deputada, afirmando que “Salvador precisa de uma prefeita que seja a cara da cidade, que é a nossa companheira Olivia Santana”.

A deputada federal Alice Portugal também endossou a candidatura de Olivia, destacando a sua preparação e integração com a cidade. Ela afirmou que “temos um nome absolutamente preparado, moldado, articulado com a cidade e que está pronta para ser prefeita. Não há porquê nutrir fórmulas diferentes se temos o melhor a oferecer à cidade”.

Olivia Santana, por sua vez, enfatizou a importância de uma candidatura unificada que aglutina as forças da esquerda. Ela defendeu que “o PCdoB defende que seja uma candidatura unitária que unifique todo o campo de esquerda e precisamos trabalhar para que isso aconteça”.

Fotos: Uise Epitacio

Olivia também destacou sua trajetória na gestão pública, ressaltando sua experiência como vereadora e secretária em Salvador. “Nós estamos preparadíssimos para qualquer debate sobre a cidade. Fui vereadora por 10 anos, secretária três vezes e acabamos de sair de uma eleição em que tivemos mais de 56 mil votos só em Salvador, sendo a mais bem votada na cidade”.

A Conferência Municipal foi o resultado de dois meses de intensos debates com uma base comunista soteropolitana, envolvendo aproximadamente 800 militantes em cerca de 30 pré-conferências realizadas em diversos territórios e frentes de atuação do partido.

O vereador e presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, elogiou o processo de construção do evento, destacando “o resultado de cada organismo de base que se reuniu para fortalecer a democracia e consolidar um projeto de partido para fazer transformações no sentido radical da palavra”.

Além dos representantes do PCdoB, também estiveram presentes na conferência a Secretária da Setre, Ângela Guimarães; Ademário Costa, dirigente do PT Salvador, Zulu Araújo, dirigente do PSB; Rosa Souza, presidenta da CTB Bahia; Natan Ferreira, presidente da UJS Bahia; Luiz Pataxó, presidente da UNE Bahia; Mariana Duarte, presidente da Unegro Bahia; Cássia Maciel, pró-reitora da UFBA; entre outros.

com informações do PCdoB da Bahia