Jurandir Santana é o novo presidente do PCdoB de Salvador | Foto: Divulgação

Jurandir Santana, mais conhecido como Jacaré de Alabama, uma figura proeminente do movimento estudantil e defensor do ensino da capoeira nas escolas públicas da Bahia, é o novo presidente do PCdoB em Salvador, Bahia. Sua eleição aconteceu neste sábado (28), durante o segundo dia da Conferência Municipal, realizada no auditório da Faculdade Cairú, localizada em Barris.

Em seu discurso, Jurandir Santana destacou a importância dos desafios que enfrentarão: “É com muita honra e senso de responsabilidade que dou continuidade a este projeto que, neste momento, tem como ênfase colocar o PCdoB como alternativa de poder na cidade”.

Na noite anterior, durante a abertura da Conferência, o nome da deputada estadual Olivia Santana foi confirmado como pré-candidata à prefeitura de Salvador. Na ocasião, Jurandir que o projeto liderado por Olivia tem como objetivo transformar a cidade, denunciando o modelo de desenvolvimento da gestão atual, que é considerado “elitista e excludente”.

O novo presidente do PCdoB destacou a força da militância do partido em prol das causas sociais, enfatizando que o partido está ativo em diversos movimentos sociais na cidade. Ele expressou seu compromisso com uma direção democrática e aberta ao diálogo com a base, enfatizando a importância de ouvir a militância.

 “Não há um movimento social nesta cidade que o nosso partido não faça parte. Essa diversidade esteve representada na nossa Conferência e expressa uma possibilidade de revigoração através de comunistas jovens e daqueles mais experientes”, falou.

O PCdoB também manteve sua política de equidade de gênero, elegendo 50% de mulheres para a direção do partido pelo segundo pleito consecutivo.

Leia também: PCdoB confirma Olivia Santana como pré-candidata à prefeitura de Salvador

O deputado federal Daniel Almeida também esteve presente. Ele enfatizou a importância de eleger Olivia Santana como representante da base nas eleições de 2024, destacando a necessidade de unidade nas forças políticas que apoiam o partido.

“Estamos com o desafio de reconstruir o país para atender às necessidades do povo com todas as dificuldades que se verifica. E nós temos o melhor projeto para Salvador para fazer a transformação da cidade. Queremos sim a unidade das forças políticas que apoiam Jeronimo nessa disputa e vamos batalhar para que o nome escolhido para representar esta base em Salvador seja o de Olivia Santana”, disse Daniel.

Aladilce Souza, agora na posição de ex-presidente, falou sobre sua gestão e a necessidade de ampliar as bases do partido para garantir a vitória nas eleições de 2024. Ela destacou os desafios enfrentados durante sua liderança e a importância de trazer a militância para fortalecer o partido e garanta o sucesso do projeto eleitoral.

“Foi uma honra muito grande dirigir o partido nos últimos dois anos, quando tive limitações de mobilidade devido a duas cirurgias, além de enfrentarmos uma pandemia. E mesmo assim conseguimos movimentar a militância e conquistar novos militantes sob uma insígnia do revigoramento. Esse é o nosso grande desafio. Trazer a nossa militância para dentro das estruturas que fazer girar e fortalecer o partido para reforçar a nossa luta e garantir que o nosso projeto eleitoral saia vitorioso”, completou.

A Conferência Municipal do PC baiano contou com a participação de cerca de mil comunistas, que elegeram aproximadamente 250 delegadas e delegados para o plenário com poder de voto, representando um processo democrático aberto e participativo.

Quem é Jurandir Santana, o novo presidente do PCdoB de Salvador

Jurandir Jr. tem 46 anos, 28 dos quais filiado ao PCdoB. Ao longo desse período, Jurandir foi presidente da UMES de Salvador; vice-presidente da UBES na Bahia; presidente Estadual da UJS; diretor Nacional da UJS; secretário Estadual de Juventude; secretário Estadual de Movimentos Sociais; e secretário de Organização do Partido em Salvador, participando com destaque do comando das campanhas da deputada federal Alice Portugal em 2016 e da deputada estadual Olívia Santana em 2020.

O camarada Jurandir Jr., além de sólido quadro interno, sempre foi uma liderança de massas. Depois de longa trajetória na juventude, especialmente no movimento estudantil, passou a militar no movimento de capoeira e é um dos fundadores da entidade Capoeira Em Movimento Bahia (CMB). Iniciativa inovadora no meio, a entidade em pouco tempo passou a compor o leque das destacadas entidades dos movimentos sociais baianos.

__
Com informações do PCdoB da Bahia