Conferência PCdoB Alagoas

Sob a convocação para “Revigorar o Partido”, a 22ª Conferência Estadual do Partido Comunista do Brasil de Alagoas (PCdoB-AL) reuniu sua militância no último sábado, 11 de novembro, e elegeu a nova direção estadual do partido.

Os debates da Conferência começaram com uma intervenção sobre a conjuntura internacional e nacional realizada pelo membro do Comitê Central Aloísio Sérgio Barroso, que destacou a defesa do PCdoB pelo êxito do Governo Lula. Em seguida, Osvaldo Napoleão fez sua intervenção representando a direção nacional do partido, ressaltando a importância das frentes de atuação do partido e a necessária acumulação de força para as eleições de 2024. O presidente estadual do PCdoB, Lindinaldo Freitas, realizou uma intervenção sobre a conjuntura estadual, o projeto do partido para as próximas eleições e um balanço da atuação do PCdoB nos últimos anos. Para ele, a vitória eleitoral de 2022 gerou um cenário de oportunidade para revigorar e fortalecer o partido em Alagoas.

A Conferência destacou como grande desafio eleitoral para 2024 a importância de retomar uma cadeira do PCdoB na Câmara Municipal de Maceió, reafirmando a pré-candidatura de Charles Hebert para vereador na capital.

Durante a Conferência, várias falas exaltaram o legado e a memória de Eduardo Bomfim, falecido no último dia 23 de outubro. O partido prestou homenagem à história de Bomfim por meio das camaradas Alba Correia e Maria Yvone, com a entrega do livro iconográfico do centenário do PCdoB e as falas emocionadas de ambas, que ao lado de Bomfim compartilharam inúmeras lutas e ajudaram a construir o partido.

O PT e o PV, partidos membros da Federação Brasil da Esperança, saudaram a Conferência e estiveram presentes o Deputado Estadual Silvio Camelo (PV), o Deputado Federal Paulão (PT) e o presidente estadual do PT, Ricardo Barbosa. Ambos enriqueceram os debates e reafirmaram a importância da unidade e da ação da Federação Brasil da Esperança para fortalecer os três partidos.

Os delegados presentes na Conferência elegeram o novo Comitê Estadual do PCdoB em Alagoas, com a nova direção sendo formada por 37 membros, sendo 41% mulheres.

A conferência representou um marco importante na trajetória do PCdoB, enfatizando a determinação em enfrentar os desafios políticos atuais e fortalecer os alicerces do partido para o futuro.

Fonte: PCdoB Alagoas

(BL)