Maternidade atingida por bombas ucranianas contra alvos civis em Donetsk

O bombardeio das forças ucranianas a uma maternidade em Donetsk é uma clara violação do direito internacional, afirmou Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na segunda-feira (13).

“Vimos relatos dos meios de comunicação sobre uma maternidade em Donetsk. Isso é de extrema preocupação. Qualquer ataque à infraestrutura civil, especialmente instalações médicas, é uma clara violação do direito internacional”, afirmou Dujarric depois de ser informado que grupos armados ucranianos lançaram projeteis em uma maternidade no centro da capital da República Popular de Donetsk (DPR), no leste da Ucrânia.

Um míssil atingiu o telhado do prédio e devido à ação rápida dos funcionários, as fatalidades foram evitadas.

“A artilharia ucraniana bombardeou o centro de Donetsk contra o prédio da maternidade e das crianças na rua Panfilov, 3. Após um bombardeio maciço, as mulheres em trabalho de parto foram evacuadas para o porão, os médicos continuaram prestando assistência para acompanhar os bebês prematuros, entre outros casos mais urgentes”, relatou um correspondente da agência Sputnik.

Além disso, outro projétil caiu em uma rodoviária próxima ao hospital, destruindo tanto a estação quanto os ônibus.

Esse bombardeio foi registrado como parte de um ataque mais amplo à cidade de Donetsk por mais de duas horas pelas Forças Armadas ucranianas na segunda-feira. Isto é o que se sabe até agora, segundo a agência RT:

“Cinco civis perderam a vida, entre elas uma criança. Outras 33 pessoas ficaram feridas.

Vários quarteirões de apartamentos, um hospital, uma maternidade, lojas, uma estação de serviço de transporte e uma fábrica de engenharia foram atingidos, evidenciando que a atuação dos grupos armados ucranianos visa atingir e aterrorizar a população e não alvos militares”.

Os bombardeios foram realizados com o sistema lançador de foguetes múltiplos BM-21 Grad, bem como com projéteis de artilharia de calibre 122 mm e 155 mm. Estes últimos pertencem aos padrões de armas usadas pela OTAN fornecidas ao governo de Zelensky.