Foto postada por Zelensky de incêndio no shopping “com mil pessoas” mostra o pátio vazio

O incêndio do shopping desativado de Kremenchuk foi causado pela explosão das munições que estavam guardadas na fábrica Kredmash, que fica logo ao lado e foi alvo dos mísseis de alta precisão, afirma, em comunicado, o Ministério da Defesa da Federação da Rússia. O embaixador da Rússia na ONU, Dmitri Polianski, afirma que o governo ucraniano faz afirmações falaciosas para “manter a atenção sobre a Ucrânia em meio à cúpula da Otan”

“A explosão da munição e armas ocidentais provocou o incêndio em um centro comercial, que não estava aberto”, declara.

O Ministério da Defesa russo diz ainda que um ataque de míssil foi feito contra um “hangar com armamento e munição entregues pelos Estados Unidos e países europeus”.

“O ataque de alta precisão resultou na neutralização dos armamentos e munições produzidos pelo ocidente concentrados na área de armazenamento para serem entregues às tropas ucranianas no Donbass”, prossegue.

“A explosão das munições armazenadas causou o incêndio no shopping fora de funcionamento próximo às instalações da fábrica”.

As imagens do local mostram que a área da fábrica foi danificada pelo míssil, inclusive com uma cratera no chão, enquanto as imagens do shopping mostram apenas sinais de incêndio.

Sem nenhuma informação concreta, o presidente da Ucrânia disse para a imprensa dos Estados Unidos e dos países membros da Otan que mais de mil pessoas estavam no shopping e que o número de mortes era incalculável. Até agora, foram confirmadas 20 mortes, não localizadas pelas autoridades ucranianas se ocorridas no armazém ou no centro comercial, cujo pátio estava vazio.

O embaixador da Rússia na ONU, Dmitri Polianski, estranhou o escarcéu coincidindo com a cúpula da Otan e afirmou que o governo ucraniano está fazendo afirmações falaciosas ou exageradas para “manter a atenção sobre a Ucrânia em meio à cúpula da Otan”.