Deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA), escolhido, já no primeiro mandato, como o melhor do seu estado

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) fez um balanço de seu mandato na Câmara Federal em entrevista publicada em caderno especial do Jornal Pequeno de São Luís, Maranhão, nesta quarta-feira (1º). Na conversa, reitera críticas ao governo Jair Bolsonaro e destaca a performance do governador Flávio Dino (PCdoB-MA).

“Flávio Dino vem pavimentando um caminho virtuoso para o Maranhão, superando as marcas do passado, apontando um futuro melhor para todos”, avaliou o parlamentar, escolhido o melhor do Maranhão em 2019 com o prêmio do portal Congresso em Foco. Sobre Dino, Jerry enumerou qualidades, mas cravou o que considera a grande marca do governo comunista em seu estado: “Há uma revolução democrática na educação do Maranhão e isso terá repercussões para sempre.”

Jerry, que também é presidente do PCdoB no Maranhão, comentou sobre a organização do partido para as eleições municipais em 2020. Segundo ele, a legenda está preparada para manter o campo de alianças em vencer tanto com candidato próximos quanto com aliados.

“Temos excelentes nomes em dezenas de municípios e temos sobretudo como uma espécie de estandarte a força do bom exemplo emanado todos os dias pelo governador Flávio Dino”, comentou, ressaltando que os movimentos para formação de chapas devem se intensificar nos próximos meses.

Quando ao futuro, prometeu mais lutas e empenho em sua atuação em 2020 e fez análise positiva do que está por vir: “A esperança vencerá os tempos sombrios de agora.”

Confira a íntegra a seguir:


Jornal Pequeno – Qual balanço de 2019?

Márcio Jerry – Positivo, apesar de tudo, apesar sobretudo dos descaminhos e retrocessos na política e desacertos na economia do país. Positivo, apesar de Bolsonaro. Fiz uma estreia boa na Câmara dos Deputados, defendendo com firmeza a democracia e os direitos do povo, atuei em comissões importantes, marquei presença constante na tribuna da Casa, enfim, acho modestamente que estou honrando os votos recebidos e graças a Deus tendo reconhecimento por isso da imprensa, dos parlamentares e do povo.

No Prêmio Congresso em Foco o senhor ficou como melhor parlamentar do Maranhão em 2019. Como o senhor recebeu isso ainda no primeiro ano de mandato?

Recebi como reconhecimento, claro. Mas sobretudo como estímulo. Não é fácil achar um local de destaque numa casa com 513 parlamentares. Agreguei um pouco a experiência militante da vida inteira e de fato consegui garantir uma boa performance, tanto nas comissões quanto no plenário. Exerci a vice-presidência da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática, a vice-liderança do PCdoB, integrei a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, o Conselho de Ética, além de várias comissões especiais.

No meio dessa crise, o senhor tem destacado os êxitos do governo Flávio Dino…

Exatamente. E tenho destacado porque é de justiça fazê-lo e não apenas por ser amigo e companheiro de lutas do governador Flávio Dino já de longas datas. Flávio Dino faz um governo de muitas conquistas importantes e definitivas para o Maranhão, apesar de toda essa crise no país que castiga muito estados e municípios. Há uma agenda permanente de obras, serviços, atingindo todas as regiões do estado e todas as áreas. Flávio Dino vem pavimentando um caminho virtuoso para o Maranhão, superando as marcas do passado, apontando um futuro melhor para todos. São muitas conquistas, basta olhar os indicadores na saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, ampliação dos investimentos privados, enfim, não é sem motivos que o Flávio Dino é o melhor governador do Brasil segundo vários levantamentos.

De fato muitas realizações, mas na sua avaliação qual a maior marca do governador Flávio Dino nestes cinco anos?

Sem dúvida a marca que combina trabalho, honestidade, determinação, competência, prioridades para os que mais precisam… Junte tudo isso aí e extraia a marca do governador Flávio Dino, portanto uma marca muito positiva. Agora, como política pública eu destaco os investimentos em educação como os mais estruturantes, mais estratégicos. Há uma revolução democrática na educação do Maranhão e isso terá repercussões para sempre.

Ainda sobre Flávio Dino, e as especulações sobre candidatura presidencial?

Algo que nos orgulha, que orgulha o Maranhão. Flávio Dino é hoje um político de dimensão nacional, citado em quaisquer debates sobre os destinos do país. Isto resulta da forma competente, ousada, corajosa com que ele assumiu seu papel de líder nos momentos recentes mais delicados de nossa história. Isso projeta a figura do estadista que ele é. Também obviamente pesa muito o reconhecimento à performance de gestor competente que a despeito de toda crise nacional toca no Maranhão, como sabemos um estado ainda pobre, um arrojado programa que não tem comparação hoje com nenhum outro estado da federação.

Voltando à sua atuação na Câmara, o senhor tem sido um crítico duro do presidente Bolsonaro. Vai continuar assim?

Veja, o presidente Bolsonaro é uma aberração, sem exagero. Um homem que ocupa a presidência sem a dimensão da cadeira presidencial, um presidente, portanto, que não está à altura da Presidência. Isto é lamentável, é péssimo. Bolsonaro dá sequência no comando do país à sua pífia atuação ao longo de 30 anos como deputado federal. Em 12 meses ele não fez nada para atenuar esse perfil medíocre, apenas agudizou. Terei o maior prazer em aplaudir qualquer governante, desde que ele faça por merecer. Bolsonaro não fez, acho que não fará, tamanha sua incapacidade e atraso ideológico.

Aberração não é uma classificação exagerada?

Não! Veja o entorno de Bolsonaro: milicianos, filhos aloprados, ministros malucos. Veja as declarações dele, observe os desatinos na diplomacia, enfim, vejo por aí muita gente que votou em Bolsonaro e lamenta hoje ao que entregou o país.

Olhando pro futuro, para 2020 pelo menos, quais expectativas tem?

Sou otimista sempre. Tenho o sentimento de que a esperança vencerá os tempos sombrios de agora! Olhando no horizonte mais próximo acho que há energias se organizando, há um sentimento de oposição ao que está aí sob Bolsonaro e que deve ganhar forma, virar movimento político, alterar a correlação de forças.

E esse clima de ódio e intolerância na política, como o senhor lida com isso?

Lamento muito que haja essa escalada que se nutre numa visão extremamente autoritária. Lamento ainda mais que pessoas com papel destacado na República estimulem esse clima. Precisamos nos contrapor a isso, contra o ódio e a intolerância, recuperando a civilidade e o espírito aberto, democrático, no tratamento de divergências.

Eleições 2020, como está o PCdoB para o pleito?

Estamos preparados para manter nosso campo de alianças no Maranhão e vencermos com candidatos nossos, do PCdoB, e de aliados. Agora em janeiro e até logo após o carnaval, as movimentações devem se intensificar. Fizemos, em novembro, um grande encontro estadual. Temos excelentes nomes em dezenas de municípios e temos sobretudo como uma espécie de estandarte a força do bom exemplo emanado todos os dias pelo governador Flávio Dino.

Feliz 2020!

Para todos nós. Seguirei lutando muito em defesa do Maranhão, apoiando o governador Flávio Dino e sua equipe, ajudando meus companheiros e companheiras a serem eleitos prefeitos e vereadores, enfim, mantendo bem forte, animada, apaixonada como sempre foi, a minha atuação política. Espero que em 2020 nós consigamos dar passos firmes para recuperar a democracia, expurgar das relações políticas o ódio e a intolerância, recuperar o dinamismo econômico para gerar emprego, renda, desenvolvimento. Como disse, sou um otimista e esse otimismo mobiliza, energiza, dá tesão político necessário para a sempre colocar a esperança viva, acima desses tempos de pessimismo. Um 2020 vitorioso para todos nós.