A pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela D’Ávila e o líder do PCdoB na Câmara, deputado Orlando Silva (SP), visitaram neste sábado (5), a 3ª Feira Nacional da Reforma Agrária, no Parque da Água Branca, zona Oeste de São Paulo, em apoio à produção dos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Em entrevista à Rádio Brasil de Fato, Manuela D’Ávila contou que conheceu o MST ainda criança. Ela explicou que seu pai, professor universitário, a levava para conhecer assentamentos.

A imagem pode conter: 4 pessoas, comidaA pré-candidata do PCdoB visitou a exposição acompanhada pela sua filha de dois anos e meio, Laura, e do seu pai. “Ele que me ensinou a valorizar os produtos orgânicos do MST e a agricultura familiar”, escreveu Manuela em suas redes sociais.

Para Manuela, a Feira da Reforma Agrária é a prova que a produção agrícola brasileira pode ser diversa. “Para que essa produção amplie, e permita colocar mais comida na mesa dos brasileiros, precisamos da reforma agrária. Talvez ela seja a mais ideia genial para comprovarmos o quanto o movimento produz e o quanto suas lutas precisam ser valorizadas”, ressaltou.

Apesar do grave momento de instabilidade e ataques a democracia pelo qual o Brasil atravessa, o deputado Orlando Silva, ressaltou a alegria do evento.

“A cada ano a feira se reinventa, tem mais alegria e cor, apesar do Brasil de hoje. Um Brasil triste, que ainda tem desafios a cumprir, inclusive a reforma agrária; um Brasil em que a violência está muito forte contra o povo, em que nossos direitos estão ameaçados, mas nesse ambiente tão turvo, difícil, o MST consegue criar esperança, alegria, sonho. A feira reforça a luta pela reforma agrária e por um Brasil decente”, destacou o deputado.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em péOrlando Silva participou de uma conversa ao lado do vereador Eduardo Suplicy (PT). Segundo o deputado, “ocasiões como esta dão ainda mais ânimo e vontade de continuar na luta pelo Brasil”.

A feira que aconteceu desde a última quinta-feira (3) até este domingo (6), no Parque da Água Branca, em São Paulo, contou com a visita de mais de 260 mil pessoas, de acordo com o balanço de público e das atividades, divulgado pelo MST.

Segundo o balanço, foram 420 toneladas de alimentos de uma variedade de 1530 tipos de produtos diferentes comercializados. A culinária contou com 24 cozinhas com 75 pratos típicos.

O evento contou com 1215 feirantes e 367 artistas, de acordo com informações do MST.